Menu
Logo do site
Logo do site
11.09.25

Vieira realiza formação preventiva para gestores e professores sobre assédio no ambiente de trabalho 

Especialistas no tema, as advogadas Clarissa Teles e Manuela Barros falaram sobre os aspectos legais para atuação com ética e integridade

Vieira realiza formação preventiva para gestores e professores sobre assédio no ambiente de trabalho 

Com denúncias crescentes no mundo corporativo, as questões envolvendo assédio moral e sexual têm exigido uma atenção especial das organizações, no sentido de orientar os profissionais, sobretudo os que ocupam cargos de liderança, visando assegurar ambientes de trabalho saudáveis, pautados no respeito. Fincado na premissa do cuidado que caracteriza as instituições jesuítas, o Colégio Antônio Vieira trouxe o tema para formações promovidas para os gestores do colégio, dentro do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), assim como para os professores que atuam em sala de aula, em eventos realizados nos realizados nos últimos dias 28 e 29 de agosto.

“Sabemos que o Colégio Antônio Vieira prima por uma cultura organizacional baseada na integridade e no respeito, mas é sempre importante discutir o tema, bem como os avanços da legislação nesse sentido, sempre visando proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e cuidadoso, até mesmo por ser um ambiente de interação com crianças e jovens em processo de formação, além também de se buscar evitar cair em armadilhas promovidas por uma cultura estrutural que venham a ser prejudicial ao profissional e à instituição”, afirmou Clarissa Teles, uma das advogadas que ministraram a formação. “A proposta com essa formação é fomentar nas equipes de liderança em todos os espaços da escola, inclusive em sala de aula, o pensamento de responsabilidade para não só evitar cometer qualquer tipo de assédio, moral ou sexual, como também estar atento e tomar providências para não permitir que seus liderados estejam sofrendo com o problema causados por terceiros”, completou Manuela Barros, também especialista em normas legais de conduta e conformidade. 

Evento foi conduzido por especialistas na área

As advogadas definiram os tipos de assédio e também detalharam as normas legais, orientando sobre procedimentos protocolares a serem adotados pelas instituições, no caso de eventuais denúncias. “O assédio não pode ser normalizado e, sim, denunciado. Nenhum de nós estamos autorizados a cometer ou passar pano”, completou, firme, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira. “O que estamos fazendo aqui é uma ação de cuidado que precisa perpassar nossas relações cotidianas. Esse cuidado precisa estar internalizado em todos nós no dia a dia, ainda mais em nossa instituição que tem em seu DNA a premissa do cuidado”, concluiu.

ESPIRITUALIDADE E YOGA

O cuidado com a saúde mental do colaborador é visto como um ponto de partida para também evitar situações que levem a casos de assédio, contribuindo para uma postura adequada tanto de quem possa eventualmente cometer ou estar sendo vítima do problema. Por isso, os eventos foram abertos com momentos de espiritualidade, conduzido pela equipe de Formação Cristã, e de relaxamento, conduzido pela professora de yoga, Monique Meirelles. O evento ainda contou com a presença do diretor acadêmico, professor Anderson Rafael; do padre Emmanuel Araújo SJ, assistente espiritual do Vieira e integrante do Conselho Diretivo, e do coordenador de Gestão de Pessoas, Janilson Orrico.  

Veja mais fotos!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo