Menu
Logo do site
Logo do site
15.07.25

Seis estudantes do Vieira são finalistas da Olimpíada de História realizada pela Unicamp

Alunos venceram diversas etapas classificatórias competindo com 225 mil participantes de todo o Brasil

Seis estudantes do Vieira são finalistas da Olimpíada de História realizada pela Unicamp

Depois de vencerem seis etapas classificatórias realizadas de forma on-line, duas equipes do Colégio Antônio Vieira, compostas por três estudantes cada, chegam à Grande Final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), a ser realizada nos dias 30 e 31 de agosto em São Paulo. Os seis alunos finalistas venceram, fase a fase, a competição nacional que foi iniciada em maio com, aproximadamente, 225 mil participantes de todo o Brasil, agrupados em 57.142 equipes. Agora, eles seguem para a prova presencial, na sede da Universidade de Campinas (Unicamp), que promove a olimpíada de conhecimento há 17 anos.

Os alunos vieirenses classificados para a Grande Final são: Alexandre Peltier, João Felipe Matos e Mallu de Castro, da 1ª série do Ensino Médio (EM); e, Breno Cad, Davi Gavazza e João Victor Caramello, da 3ª série EM – além do professor de História, Thiago Palma (ao centro na foto), que é o orientador oficial das equipes. Eles ainda contaram com o apoio da professora Gleide Leal (Redação) para a produção dos textos. Dos seis estudantes, cinco voltam a se classificar pela segunda vez para a Grande Final que, este ano, conta com 351 equipes concorrentes. Elas realizarão as provas no dia 30 de agosto e participam da solenidade de premiação no dia 31.                            ,  

Nesta edição, a ONHB traz como tema central “Informação: produção, circulação, limites e possibilidades”, promovendo uma reflexão crítica sobre a informação, o papel da mídia e sua relação com a construção da memória histórica. O formato da competição estimula o debate conjunto e a pesquisa crítica, ampliando o conhecimento para além da sala de aula e dos materiais didáticos tradicionais.

Como funciona

A participação se dá em equipes compostas por um professor de História e três alunos do 8º do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. As provas incluem questões de múltipla escolha e tarefas diversificadas a cada fase, abordando não apenas História do Brasil, mas também temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. O formato da competição estimula o debate conjunto e a pesquisa crítica, ampliando o conhecimento para além da sala de aula e dos materiais didáticos tradicionais.

Vagas Olímpicas da Unicamp

A ONHB integra, ainda, o programa “Vagas Olímpicas” da Unicamp. Conforme o desempenho, os participantes podem concorrer a vagas diretas em cursos de graduação da universidade — incluindo duas vagas específicas para o curso de História —, sem a necessidade de prestar vestibular.

 Sobre a ONHB

Criada em 2009, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas que visa incentivar o estudo crítico da História a partir de uma avaliação formativa, reunindo participantes de todas as regiões do Brasil em uma competição educativa inovadora. A ONHB é uma iniciativa do Departamento de História da Unicamp, em parceria com o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/Unicamp), a Associação Nacional de História (Anpuh), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Conta ainda com a colaboração de docentes, estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos de instituições de todo o país.

Com informações do site oficial da ONHB.
Foto: Secom/CAV.  

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo