Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua

Arrecadar tampinhas plásticas para a reciclagem visando preservar o planeta e, ao mesmo tempo, evitar a proliferação de animais de rua, ajudando os bichinhos. Agora, os estudantes do Vieirinha, unidade do Colégio Antônio Vieira destinada aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF), podem participar do Projeto Castrampinha, recolhendo em casa tampinhas para doação, a serem depositadas nos coletores que foram instalados no próprio colégio. Todo o material arrecadado será vendido pelos representantes do projeto às cooperativas de reciclagem para que o dinheiro seja usado para custear a castração de cachorros e gatos que vivem nas ruas.
Nesta quinta-feira (10), no retorno às aulas após o recesso, os estudantes do 7º ano EF tiveram um momento especial com voluntárias que atuam no projeto. Elas explicaram os benefícios da castração de animais de rua e os tipos de tampas que podem ser doadas: desde refrigerantes a embalagens diversas de produtos de limpeza, como amaciantes, e cuidados pessoais, como shampoo. A ação, a partir da reciclagem de plásticos, também se alinha ao projeto interdisciplinar da série: “Virada Ecológica: por um mundo mais sustentável e fraterno”, como ressaltou a coordenadora pedagógica, professora Mariângela Rosier, que pretende promover outros encontros da equipe do Castrampinha com estudantes de outras séries.
Confira agora alguns benefícios da castração de animais de rua
Controle populacional
A castração impede a reprodução descontrolada, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas e o risco de ninhadas indesejadas.
Prevenção de doenças
A castração diminui a incidência de doenças reprodutivas em fêmeas (como câncer de mama e útero) e em machos (como câncer de próstata e testículos), além de reduzir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
Melhora do comportamento
A castração pode reduzir o comportamento agressivo e territorial em machos, além de diminuir a tendência de fugas em busca de parceiros sexuais, tanto em machos quanto em fêmeas.
Bem-estar animal
A castração contribui para a saúde e bem-estar dos animais, evitando o sofrimento causado por doenças, fome, sede, frio e riscos de acidentes nas ruas.
Saúde pública
A redução da população de animais de rua diminui o risco de transmissão de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), contribuindo para a saúde da comunidade.
Imagens: Secom/CAV
e divulgação
Leia também
-
29.08.25
"Bahia: encantos em cada canto" – Crianças apresentam mostra de aprendizagens no Vieira
Evento marcou culminância de projeto interdisciplinar para alunos do 4º ano EF
-
29.08.25
ARTIGO: Os impactos da hiperconectividade na contemporaneidade
Estudante do Colégio Antônio Vieira, Leticia Castro alerta para sistema viciante e prejudicial à saúde pelo uso descontrolado das telas
-
28.08.25
Estudantes e educadores têm até o dia 12 para votar no Concurso de Redação e Arte da RJE
Produções de vídeos curtos, ciberpoemas e desenhos de alunos do Vieira estão entre os trabalhos concorrentes
-
27.08.25
Torneios de futebol de estudantes movimentam Vieirinha e Vieirão
Fut 5, campeonato no intervalo e palestra com ex-jogador Edcarlos marcam mês de agosto