DIA DO MEIO AMBIENTE – Artista plástico faz palestra e expõe obras criadas a partir do lixo oceânico
Atividade integra programação da Semana do Meio Ambiente no Colégio Antônio Vieira

Desde o dia 2 e até a sexta-feira (6), o Colégio Antônio Vieira intensificou as ações pedagógicas voltadas para as aprendizagens sobre sustentabilidade ambiental. A Semana do Meio Ambiente do Vieira promove mais oportunidades para que os estudantes desenvolvam o senso crítico sobre a importância do cuidado com a Casa Comum, como parte das reflexões provocadas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 5 de junho. Este ano, o tema da semana especial é “Cuidar da Casa Comum: Combater a poluição plástica com esperança e ação”.
“O tema foi pensado por conta do tema da ONU para a Semana do Meio Ambiente – 2025, cuja campanha deste ano tem como foco o combate à poluição plástica, incentivando ações coletivas para enfrentar esse desafio ambiental; e, na Campanha da Fraternidade, inspirada nos ensinamentos do Papa Francisco, que convida a uma conversão ecológica que integre fé e ação, promovendo uma relação equilibrada com o meio ambiente”, explica a professora de Ciências, Maria Goretti Souza, articuladora do Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), integrando por jovens estudantes. Ela frisa o objetivo pretendido de sensibilizar alunos e a comunidade escolar sobre os impactos da poluição plástica e a importância de práticas sustentáveis.

Um dos destaques da programação foi a palestra realizada pelo artista plástico e ambientalista André Fernandes, na última terça-feira (3), quando ele expôs os danos causados pelo lixo oceânico e como tem aproveitado materiais recolhidos do descarte inadequado nos mares para fazer peças de arte, a exemplo de esculturas com tampinhas plásticas. André Fernandes abordou o tema e expôs algumas de suas obras para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), em evento realizado na Biblioteca Jorge Amado.
Veja o vídeo!
DOCUMENTÁRIO E TEATRO DE SOMBRAS
Neste dia 5, o tema do descarte inapropriado de plástico no mar também será tratado estudantes do 7º ano EF que irão debater sobre o assunto após assistirem ao documentário “Um Oceano de Plástico”, que enfatiza como a prática afeta o ecossistema. As questões relativas ao meio ambiente estão sendo apresentadas, de forma interdisciplinar, inclusive em inglês, como parte da educação bilíngue do colégio. No 5º ano EF, eles ainda farão uma leitura fílmica do vídeo Wall-E, uma animação que se passa em um futuro distópico, com um planeta desvastado pela ação humana.
Para séries iniciais do Fundamental, do 1º ao 4º ano EF, as aprendizagens sobre o cuidado com a Casa Comum contam ainda com toda a ludicidade do Teatro de Sombras, um dos recursos da Hora do Conto realizada pela equipe da Biblioteca do Vieirinha (Biblioteca Gino Raísa, SJ). Este ano, a obra escolhida foi “O Acendedor de Sonhos”, de Dorothée Piatek, que destaca o quanto a Terra deve ser vista como um bem precioso para a humanidade.
ENSINO MÉDIO
Já para os estudantes maiores do Ensino Médio, o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), de protagonismo estudantil, prevê ações impactantes, a exemplo de um mural artístico com resíduos plásticos, produzidos em tempo real pelos estudantes na hora do intervalo. Os alunos integrantes do Núcleo também vão instalar nas salas de aula do Vieirão os adesivos nos interruptores de luz, com mensagem educativa para redução do consumo de energia.
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica