Protagonismo juvenil marca terceira edição do projeto ‘sobreVIDAS SEVERINAS’
Iniciativa foi dividida em semana temáticas com várias atividades e expressões artísticas

#RETAFINAL2017
Em seu terceiro ano de existência, o projeto “sobreVIDAS SEVERINAS” mais uma vez mobilizou a comunidade educativa do Vieira em torno de discussões fundamentais na contemporaneidade. A iniciativa, realizada entre os meses de setembro e outubro, trouxe como temas geradores ao longo das semanas o empoderamento, a violência, a invisibilidade e o belo na nossa sociedade, na perspectiva dos marcadores sociais das diferenças. As atividades foram conduzidas pelo Núcleo deEstudos Interdisciplinares sobreMinorias Sociais (NEIMS) e pela Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA).
Os alunos realizaram apresentações teatrais e musicais, rodas de conversa, exibição de filmes, exposições de arte, oficinas, entre outras ações que sensibilizaram o público ao longo das semanas. “Achei o evento extremamente necessário para todo o Colégio, pelo fato de que ele traz em suas diversas atividades a possibilidade de reflexão sobre as Minorias, além de outras questões sociais”, pontuou a aluna e presidente da AVLA, Luciana Cupertino.
Segundo a articuladora do projeto, prof.ª Marli Sales, a dinâmica das atividades artísticas, debates e de toda a programação do projeto foi pensada para que os temas geradores fossem abordados com o máximo de profundidade. “Eu considero importante destacar que o protagonismo dos jovens é o ponto forte do ‘sobreVIDAS’. São os alunos que se mobilizam, levando como objetivo não só o estudo desses assuntos abordados, mas oportunizando, através das várias atividades, a possibilidade da conscientização”, destacou ela.
O formato, desenvolvido em semanas temáticas repletas de atividades artísticas e discussões, foi aprovado pelos alunos que participaram da edição 2017 do projeto. “Tudo foi pensado para realmente tocar e provocar reflexão. A diversidade de ações trazidas ajudou a alcançar o objetivo principal, que é o conscientizar-se”, afirmou a aluna e integrante do NEIMS, Ycla Lopes. Para o estudante Pedro Paulo Muniz, as performances artísticas marcaram de uma forma especial a programação. “É impressionante perceber como a arte consegue trazer críticas tão importantes para todas as pessoas. Participar disso tudo foi uma experiência incrível”, concluiu ele.
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica