Projeto do Vieirinha incentiva crianças a adotar estilo de vida saudável
Atividades, a partir de palestras e práticas, visam despertar interesse logo cedo para alimentação equilibrada, atividade física e bem-estar emocional
Aprender e passar a adotar hábitos saudáveis logo cedo, quando ainda criança. Esta é a proposta da Sequência Didática Vida Saudável, projeto desenvolvido pela equipe pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. As atividades com os alunos foram realizadas a partir de três eixos: educação alimentar, estímulo à atividade física e o cuidado com a saúde emocional e espiritual.
“A infância é o momento ideal para plantar as sementes de um estilo de vida saudável. As iniciativas da Sequência Didática de Vida Saudável não apenas beneficiam a saúde imediata dos estudantes, mas também ajudam a formar hábitos que eles levarão para a vida adulta”, frisou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura. Assista ao vídeo e veja um pouco das atividades do projeto!
NUTRIÇÃO
Como parte do projeto, as crianças puderam participar, por exemplo, de uma oficina de construção do sanduíche, além de assistiram a uma palestra lúdica, no Espaço Gourmet, com uma nutricionista. O tema abordado foi a importância de uma alimentação variada e rica em nutrientes.

COMBATE AO SEDENTARISMO
O sedentarismo na infância é um problema crescente, agravado pelo uso excessivo de telas. O fato também foi considerado pela equipe pedagógica. Assim, os professores de Educação Física intensificaram o diálogo sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas, como jogos, esportes e brincadeiras ao ar livre, promovendo oficinas de alongamento.
SAÚDE EMOCIONAL
Dentro do eixo do cuidado com a saúde emocional e espiritual, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) realizou atividades periódicas, no sentido de promover o desenvolvimento de competências socioemocionais. Foram desenvolvidas dinâmicas na biblioteca, além de oficinas especiais com as professoras de Arte, Música e Ensino Religioso, voltadas para a promoção do bem-estar. “São atividades voltadas para a promoção de uma vida saudável que não apenas promovem a saúde física e mental, mas ajudam a construir uma geração mais consciente e preparada para fazer escolhas melhores”, concluiu a Profa. Carla Moura.
Veja mais fotos!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
- 21.09.26 ARTIGO – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Confira textos com reflexões e alertas, por Luca Andrade
-
18.09.26
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Estudantes e colaboradores do Vieira participam de oficina de Libras
Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais foram compartilhadas pela facilitadora Elaine Cristina Oliveira
-
18.09.26
Em viagem à Cachoeira, estudantes do Vieira têm imersão na cultura do Recôncavo
Ação contribui para consolidação das aprendizagens acadêmicas e de formação integral
-
17.09.26
AVLA - Sarau dos Sonhos e Grammy Awards revelam potência do protagonismo estudantil no Vieira
Academia Vieirense de Letras e Artes brindou o público com mostra de dança, artes plásticas, fotografia e poesia