RETA FINAL – Aulões Enem, exclusivos e temáticos, reforçam preparação do Terceirão do Vieira
Mais do que revisar conteúdo, aulas especiais interdisciplinares também visam eliminar tensão na semana do Exame

Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira têm participado, este mês, de aulões especiais de revisão para as provas, a serem realizadas nos próximos domingos, 3 e 10 de novembro. A ação integra um programa robusto de preparação para os exames externos que, no Vieira, já começa bem antes do Terceirão e que deve se intensificar ainda mais no ano que vem, com o projeto Vieira 2025+.

Para os alunos que vão fazer o Enem no próximo final de semana, além das revisões diárias promovidas no mês, foram realizados dois aulões temáticos, nos dias 25 e 29 de outubro, reunindo professores das diversas disciplinas, conforme a programação dos dias do Exame. A proposta é promover revisões de forma descontraída, revendo os conteúdos com ludicidade, amenizando também a tensão dos dias que antecedem as provas. Novo aulão deve ocorrer, no dia 8, antes da segunda prova do Enem. Depois, será a vez das revisões focadas em vestibulares de universidades particulares, inclusive em outros estados, como Unicamp e Fuvest.
“O objetivo principal do aulão é trabalhar de forma interdisciplinar, permitindo aos estudantes resolverem o maior número questões dos conteúdos já vistos, buscando uma dinâmica diferente para relembrar os conhecimentos conquistados, nesta reta final já de muitos estudos. Reunimos, assim, professores de diversas áreas para falar sobre o mesmo tema e resolver questões do Enem, cronometrando o tempo de respostas dos alunos e aumentando também o repertório dos estudantes”, explica a coordenadora pedagógica da 3ª série EM do Vieira, professora Cristina Cardoso.

ABORDAGEM TEMÁTICA
No primeiro aulão deste mês, realizado com todas as turmas no Salão Anísio Teixeira, os professores abordaram em suas disciplinas o tema geral “Meio ambiente e aquecimento global”. Já na última terça-feira (29), a área de linguagens ganhou ludicidade por meio da exploração do tema “Em tempos de cólera, love e IA”, trazendo o conteúdo estudado, a partir de filmes e obras literárias. Assim, os professores do Vieira buscam consolidar as aprendizagens e evitar a fadiga dos estudantes, no último ano do Ensino Médio.

“É um aulão especialmente preparado com material didático específico e, também, com brincadeiras e ludicidade. Isso faz com que o aluno reduza a tensão da prova do Enem. É uma forma de aprender com criatividade, com diversos professores abordando pontos de vista variados, a depender de cada disciplina. É também uma forma de fazer com que os alunos se sintam confiantes para realizar o Enem”, conclui a Profa. Cristina.
De modo geral, os aulões Enem do Vieira possibilitam aos estudantes revisar conteúdo mais relevante para a prova, inclusive com dicas dos professores; contribuem para a formação dos alunos; permitem que os estudantes se apoiem e amenizem a ansiedade e fecham um ciclo de estudos que se dedicaram ao longo da jornada no colégio. Um momento também de confraternizar com os colegas com quem compartilharam aprendizagens especiais no Vieira.
Confira mais fotos dos Aulões Enem do Vieira!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema