‘3ª série em Ação’ e ‘Dia de Descontração’ marcam vivências de estudantes do Vieira em ano de conclusão do Ensino Médio
Eventos tornaram o mês de agosto ainda mais especial construindo memórias afetivas para os alunos do Terceirão

O mês de agosto deu adeus, mas deixou saudades, especialmente para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira. Nas tardes das quartas-feiras do mês, as turmas visitaram instituições filantrópicas parceiras do colégio como parte do projeto “3ª Série em Ação”, em um momento especial “para recordar e aprofundar as vivências de fraternidade e cidadania construídas ao longo dos anos no Colégio Antônio Vieira”, como definiu a equipe pedagógica. Os alunos também tiveram no mês mais uma edição do Dia de Descontração, quando puderam vir para a escola com um visual temático e bem descontraído.

3ª SÉRIE EM AÇÃO
Em plena fase de estudos intensos por conta da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, os alunos do Vieira tiveram a oportunidade de vivenciar um momento significativo de integração. A ação faz parte da formação integral diferenciada do colégio que busca preparar o estudante em três dimensões: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. O planejamento e a condução das atividades foram realizados pelos próprios alunos, com o acompanhamento das equipes de Formação Cristã e dos serviços de Orientação Educacional (SOE) e de Vida Comunitária (Sevic). Os estudantes também levaram donativos diversos.

As visitas foram iniciadas no dia 13, quando a turma C esteve na Creche Zeza Calmon, no bairro de Coutos, na periferia de Salvador. A creche faz parte das obras da Associação Ação Social Mosteiro do Salvador e atende a crianças de 3 a 5 anos de famílias de baixa renda. No mesmo dia, a turma D visitou a Organização de Auxílio Fraterno (OAF) na Liberdade. A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 1958 e, desde então, acolhe, educa e protege crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

No dia 20 de agosto foi a vez da “3ª série em Ação” das turmas B e E chegar, respectivamente, ao hospital infantil Martagão Gesteira, no bairro do Tororó, e ao Lar Franciscano Santa Isabel, no bairro da Saúde. No hospital, os estudantes da turma B não puderam interagir tanto com as crianças que estavam nos leitos, respeitando a condição de saúde delas. Por outro lado, os alunos conheceram de perto as atividades e o memorial da instituição, compreendendo melhor o quanto os donativos são tão essenciais para o atendimento. Por ano, o Martagão atende cerca de 80 mil crianças e adolescentes.

Já no Lar Franciscano Santa Isabel, o dia foi de muita interação com os idosos assistidos. O lar, fundado em 1848, é uma casa de permanência de pessoas na terceira idade. Os estudantes jogaram dominó, tocaram instrumentos e ouviram muitas histórias curiosas dos idosos, em momento também de muita aprendizagem, respeito e carinho.

Na última quarta-feira do mês, no dia 27, a Creche Zeza Calmon recebeu uma nova visita, agora dos alunos da turma A, e o dia foi novamente muito especial, de grandes interações e aprendizagens. A turma F, por sua vez, visitou o Lar Franciscano Santa Isabel, em outro dia também muito significativo para a turma e para os idosos assistidos pela instituição.
DIA DE DESCONTRAÇÃO
Depois de dias com experiências tão singulares na visita às instituições, o Terceirão do Vieira brincou de “desafiar a moda”, tema da edição do Dia de Descontração do mês de agosto, realizado no último dia 28. Cores berrantes, listras e estampas misturadas tornaram o ambiente escolar ainda mais divertido, contribuindo para que os estudantes também possam relaxar, com muitos risos, em meio à rotina intensa de preparação para os exames do Enem e vestibulares. Assim, aprenderam que o que está sempre na moda é sorrir e buscar fazer os outros também sorrirem!

Confira agora mais fotos desses dois momentos repletos de memórias afetivas!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
03.09.25
Vieira recebe visita de alunos do Colégio São Luís, também referência em educação em São Paulo
Estudantes das duas instituições, que fazem parte da Rede Jesuíta de Educação, conversaram sobre ações de protagonismo juvenil
-
02.09.25
Vieira é medalhista na Olimpíada Nacional de História do Brasil realizada em São Paulo
Duas equipes de estudantes do colégio conquistaram as medalhas de bronze e cristal na final da competição na Unicamp
-
01.09.25
COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA: melhor escola privada na Olimpíada Brasileira de Robótica
Estudantes da oficina RobotiCAV conquistaram a premiação de destaque nas competições da etapa regional da OBR
-
01.09.25
Videodocumentário e exposição fotográfica destacam legado jesuíta em Salvador
Trabalhos, promovidos pelo Colégio Antônio Vieira e assinados pela Borrodá Filmes e fotógrafo Valter Pontes, mostram contribuições singulares