25.10.16

2ª edição do projeto sobreVIDAS SEVERINAS promove reflexões sobre diversos temas

Iniciativa, que marcou o “Mês das Minorias Sociais”, foi dividida em semanas temáticas repletas de atividades

Idealizado e articulado através de uma parceria entre o Núcleo deEstudos Interdisciplinares sobreMinorias Sociais (NEIMS) e a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), a segunda edição do projeto sobreVIDAS SEVERINAS aconteceu entre os dias 12 de setembro e 11 de outubro. Uma série de atividades artísticas e debates marcaram o chamado “Mês das Minorias Sociais”, com o objetivo de fomentar a conscientização do público a respeito de diversas discussões, divididas em semanas temáticas.

Os alunos realizaram exposições de arte, mesas redondas, apresentações teatrais e musicais, exibições de filmes, entre outras atividades para discutirem contextos que envolvem o machismo, a LGBTQIfobia, o racismo e a intolerância religiosa.Os alunos do NEIMS e da AVLA fizeram com que cada semana temática do SobreVIDAS SEVERINAS fosse trabalhada e ampliada através de diversas manifestações artísticas e debates. “O objetivo foi sensibilizar e tocar. Nosso apelo é emocional. Despertar a empatia para que o público pudesse, no mínimo, se colocar no lugar daquelas minorias sociais ali representadas”, comentou a presidente da AVLA, Sarah Cardoso.

“A ideia de jogarmos as discussões para todo o colégio é de simplesmente formamos pessoas cada vez mais críticas a respeito desse assunto, porém sempre nos preocupando como todo material que é disponibilizado, para que ele reafirme também a identidade cristã e humanista do Vieira. Fiquei muito satisfeita com o resultado dessa segunda edição, pois ela mostra o protagonismo que os alunos têm”, pontuou uma das professoras articuladoras do NEIMS, Marli Sales.