13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha acontece entre os dias 10 e 20/04
Competições serão realizadas no horário normal das aulas, envolvendo diversas modalidades. Conheça cada uma delas!

Como parte das atividades de Educação Física, o Departamento de Educação Física vai realizar no período de 10 a 20de abril a 13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha. A atividade acontecerá no horário normal das aulas. Todas as modalidades desenvolvidas com os alunos são adaptações das realizadas nos Jogos Indígenas originais, levando em consideração a realidade das crianças, o espaço físico disponível e os objetivos pedagógicos propostos.
O Colégio Antônio Vieira acredita que essa experiência é uma excelente oportunidade de promover, de forma lúdica e instigante, um maior diálogo entre as culturas, no caso específico a cultura indígena brasileira. O evento possui os seguintes objetivos:
• Proporcionar aos participantes o conhecimento de novas modalidades esportivas.
• Incentivar e estimular o coletivo na prática dos esportes, nesse caso específico envolvendo as modalidades praticadas pelos povos indígenas.
• Valorizar NÃO a competição e SIM a prática esportiva coletiva, levando em consideração as competências e habilidades individuais.
• Possibilitar através do esporte um momento de respeito às diferenças culturais e étnicas.
• Resgatar as práticas e os costumes tradicionais dos povos indígenas, especificamente em suas práticas esportivas.
• Conhecer e valorizar todo segmento desportivo indígena, afastar o preconceito e estimular o respeito às diferenças.
Modalidades dos Jogos Indígenas do Vieirinha
Cabo de Guerra
É uma disputa entre duas equipes cujo objetivo é medir a força física dos participantes. Ganha a equipe que arrastar a outra para o seu campo primeiro.
Corrida com Tora
Essa é uma prova de velocidade e de força em que os participantes devem correr carregando nos ombros as toras, que são garrafas vazias de água mineral (20L), representando um pedaço de árvore. Vence a equipe que concluir o percurso proposto primeiro.
Arremesso de lança
A prova de arremesso de lança é realizada individualmente. Cada participante deverá arremessar uma lança o mais longe possível. Vencerá a equipe que tiver o arremesso com maior distância.
Huka Huka
Essa é uma arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato Grosso. É feita uma adaptação dessa luta corporal, na qual dois participantes, um de cada equipe, deverá apanhar uma fita que seu oponente tem presa na cintura. Quem retirar primeiro a fita do outro conquista a prova.
Corrida de velocidade
Uma das mais tradicionais provas dos Jogos dos Povos indígenas é a prova da corrida de velocidade. Nela, os atletas deverãocorrer o mais rápido possível. Ganha a equipe que concluir o percurso da prova primeiro.
A história dos Jogos Indígenas
O evento multiesportivo intitulado Jogos dos Povos Indígenas foi criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, com o apoio do Ministério do Esporte. A primeira edição foi realizada em Goiânia, capital do estado de Goiás A iniciativa se tornou um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América, tendo como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração da cultura indígena tradicional.
Leia também
-
04.09.25
Estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira têm aulas de campo na Codesal, Casa do Carnaval e Museu da Cultura Afro-Brasileira
Atividades completam aprendizagens realizadas no colégio sobre História, Geografia, Sociologia e Atualidades
-
04.09.25
Mais de 170 jovens participam da primeira edição da Jornada da Juventude Vieirense
Evento reuniu estudantes crismados e participantes dos projetos Semana Santa Jovem, Despertar Vocacional, Flor & Ser e Voluntariado
-
03.09.25
Católicos baianos podem visitar, no santuário do Vieira, relíquia de 1º grau de Carlo Acutis, primeiro santo da geração millennial
Ex-aluno de colégio jesuíta, o "padroeiro da internet", como ficou conhecido, será canonizado pelo Papa Leão XIV no próximo domingo (7)
-
03.09.25
Vieira recebe visita de alunos do Colégio São Luís, também referência em educação em São Paulo
Estudantes das duas instituições, que fazem parte da Rede Jesuíta de Educação, conversaram sobre cultura afro-brasileira e protagonismo juvenil