13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha acontece entre os dias 10 e 20/04
Competições serão realizadas no horário normal das aulas, envolvendo diversas modalidades. Conheça cada uma delas!

Como parte das atividades de Educação Física, o Departamento de Educação Física vai realizar no período de 10 a 20de abril a 13ª edição dos Jogos Indígenas do Vieirinha. A atividade acontecerá no horário normal das aulas. Todas as modalidades desenvolvidas com os alunos são adaptações das realizadas nos Jogos Indígenas originais, levando em consideração a realidade das crianças, o espaço físico disponível e os objetivos pedagógicos propostos.
O Colégio Antônio Vieira acredita que essa experiência é uma excelente oportunidade de promover, de forma lúdica e instigante, um maior diálogo entre as culturas, no caso específico a cultura indígena brasileira. O evento possui os seguintes objetivos:
• Proporcionar aos participantes o conhecimento de novas modalidades esportivas.
• Incentivar e estimular o coletivo na prática dos esportes, nesse caso específico envolvendo as modalidades praticadas pelos povos indígenas.
• Valorizar NÃO a competição e SIM a prática esportiva coletiva, levando em consideração as competências e habilidades individuais.
• Possibilitar através do esporte um momento de respeito às diferenças culturais e étnicas.
• Resgatar as práticas e os costumes tradicionais dos povos indígenas, especificamente em suas práticas esportivas.
• Conhecer e valorizar todo segmento desportivo indígena, afastar o preconceito e estimular o respeito às diferenças.
Modalidades dos Jogos Indígenas do Vieirinha
Cabo de Guerra
É uma disputa entre duas equipes cujo objetivo é medir a força física dos participantes. Ganha a equipe que arrastar a outra para o seu campo primeiro.
Corrida com Tora
Essa é uma prova de velocidade e de força em que os participantes devem correr carregando nos ombros as toras, que são garrafas vazias de água mineral (20L), representando um pedaço de árvore. Vence a equipe que concluir o percurso proposto primeiro.
Arremesso de lança
A prova de arremesso de lança é realizada individualmente. Cada participante deverá arremessar uma lança o mais longe possível. Vencerá a equipe que tiver o arremesso com maior distância.
Huka Huka
Essa é uma arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato Grosso. É feita uma adaptação dessa luta corporal, na qual dois participantes, um de cada equipe, deverá apanhar uma fita que seu oponente tem presa na cintura. Quem retirar primeiro a fita do outro conquista a prova.
Corrida de velocidade
Uma das mais tradicionais provas dos Jogos dos Povos indígenas é a prova da corrida de velocidade. Nela, os atletas deverãocorrer o mais rápido possível. Ganha a equipe que concluir o percurso da prova primeiro.
A história dos Jogos Indígenas
O evento multiesportivo intitulado Jogos dos Povos Indígenas foi criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, com o apoio do Ministério do Esporte. A primeira edição foi realizada em Goiânia, capital do estado de Goiás A iniciativa se tornou um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América, tendo como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração da cultura indígena tradicional.
Leia também
-
14.05.25
Dom Marco Eugênio Galrão preside missa festiva de Nossa Senhora de Fátima em santuário do Vieira
Programação especial foi iniciada na semana passada com romarias, tríduo e a Procissão das Velas
-
13.05.25
Estudantes debatem na escola sobre homeschooling, avaliando polêmica da educação domiciliar
Proposta permite aos jovens atuarem com protagonismo a partir de pesquisas e dados, desenvolvendo senso crítico e argumentativo
-
12.05.25
Companhia de Jesus lança campanha global por justiça climática rumo à COP30
Iniciativa reúne a Ordem dos Jesuítas e organizações parceiras
-
11.05.25
AULA DE AMOR – Vieira celebra Dia das Mães com vídeo
Produção do colégio foi divulgada nas redes sociais