Vierenses promovem oficina na associação ‘Abraço a Microcefalia’
Ação teve como ponto de partida um dos projetos apresentados na Expociência 2016
Isabele Burgos, Vitor Alves, Erica Winter e João Pedro Machado, alunos da 1ª série EM do Colégio Antônio, tiveram a possibilidade de colocar em prática um estudo apresentado durante a edição de 2016 da Expociência. Através do suporte oferecido pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), eles se tornaram voluntários no dia 20 de julho para a confecção de objetos (almofadas, livros e cubos sensoriais e de encaixe) que podem ajudar no desenvolvimento da coordenação motora de crianças que integram a associação “Abraço a Microcefalia”, situada no bairro da Saúde, em Salvador.
Os produtos desenvolvidos na oficina são de baixo custo e podem ser replicados facilmente pelas mães do projeto. “Levamos o projeto e a ideia para a equipe do Sorpa e eles toparam na hora. Fiquei muito feliz em poder ajudar e entender a realidade daquelas famílias de perto”, comentou a aluna Isabele Burgos.
Segundo Mila Mendonça, mãe e vice-presidente do “Abraço a Microcefalia”, a ação desenvolvida pelos vieirenses foi muito importante para reforçar que com ideias simples é possível chegar a grandes resultados. “Fiquei encantada com o engajamento dos estudantes do Vieira no projeto de voluntariado existente no colégio. É algo que eu considero fundamental para a formação do caráter. Essa iniciativa dos jovens em organizar a oficina foi muito especial pelo protagonismo dos estudantes ao oferecer soluções para as mães que estão lidando com a microcefalia”, destacou ela.
Força do voluntariado
A participação dos alunos contemplou uma agenda quinzenal de oficinas oferecidas às mães da associação. “Foi uma experiência indescritível, que certamente proporcionou aos alunos participantes a oportunidade de serem pessoas cada vez mais compassivas”, relatou o pastoralista responsável pelo voluntariado do Vieira, Paulo Silva (Paulão). Para o estudante Vitor Alves, a visita foi uma oportunidade especial de exercício da solidariedade e da cidadania. “Poder apoiar as famílias que convivem com uma doença que ainda é tão desconhecida do público em geral foi algo que nos motivou a ampliarmos as nossas ações como voluntários”, disse ele.
O coordenador do Setor de Orientação Religiosa e Pastoral, prof. João Ramiro, também acompanhou a oficina e destacou a importância das ações do voluntariado para a formação dos alunos do Vieira. “Trabalhar com crianças é sempre muito especial e surpreendente. Além disso, é também uma forma de poder praticarmos o amor de Cristo com o próximo”, afirmou. Ele ainda ressaltou que os estudantes interessados em participar das ações do voluntariado podem realizar a inscrição diretamente no Sorpa.
Para saber mais sobre o projeto “Abraço a Microcefalia”, acesse: www.abracoamicrocefalia.com.br
Leia também
-
17.04.26
Terceirão do Vieira tem Dia de Descontração com 'looks' fora de moda e divertidos
Ação de estudantes torna mais leve intensa rotina de estudos na preparação para vestibulares
-
15.04.26
Colaboradores do Vieira recebem certificado de formação de Primeiros Socorros em cumprimento da Lei Lucas. Confira entrevista e saiba mais!
Treinamentos são realizados anualmente envolvendo principalmente professores e equipes que trabalham mais diretamente com estudantes
-
13.04.26
Educadora vieirense, Sálua Chequer estreia como escritora na Bienal do Livro Bahia
Obra infantil "É de ler, de comer ou de brincar?" será lançada no próximo sábado (18), às 15h, no Centro de Convenções
- 10.04.26 Osba realiza concerto gratuito no Santuário Nossa Senhora de Fátima