22.10.18

Vieirenses são premiados na Olimpíada Norte/Nordeste de Química

A solenidade de premiação ocorrerá no Ceará, no dia 30 de novembro.

Vieirenses são premiados na Olimpíada Norte/Nordeste de Química

Estimular o estudo, a pesquisa e a descoberta de jovens talentos são alguns dos objetivos da Olimpíada Norte/Nordeste de Química (ONNeQ), uma das mais importantes competições do país. Os vieirenses Henrique Barros e Lucas Viana conquistaram respectivamente as medalhas de ouro e prata, sendo Henrique o único representante baiano a garantir o lugar mais alto do pódio. A premiação ocorrerá no dia 30 de novembro, no Ceará.

Para poder participar do torneio, os alunos precisaram garantir uma boa colocação na Olimpíada de Química do Vieira, que é a seletiva para a etapa estadual, a OBAQ, que permite que os estudantes representem a Bahia na competição Norte/Nordeste. “Participar desses eventos faz com que o aluno aprofunde o saber e avance ainda mais, além de poder compartilhar o conhecimento e o dom com os colegas”, ressaltou o professor de Química do Vieira, João Antônio Castro.

A ONNeQ foi composta por uma avaliação realizada simultaneamente em todos os estados. O vieirense Henrique Barros contou que se preparou através da realizações de provas dos anos anteriores. “Respondi vários questionários e estudei os temas que ainda não sabia ou que não estava tão bem. Os assuntos abordados no Colégio também ajudaram muito”, disse Henrique. O jovem acrescentou que o segredo para o sucesso vem do esforço. “Quando se tem um objetivo em mente e se esforça muito, você consegue alcança-lo”, ressaltou ele.

Estímulo e premiação

No dia 25/10 (quinta-feira), diversos vieirenses vão participar das solenidades de premiação da 12ª Olimpíada de Química do Vieira, às 10h20, e da Olimpíada Baiana de Química, que ocorrerá na Reitoria da UFBA, às 19h. Os jovens premiados na ONNeQ contam que sempre foram estimulados pela família a fazerem descobertas e isso fortaleceu o amor pela Química. “Em casa, minha mãe gostava de fazer experimentos e eu aprendi algumas coisas assim. Se pudesse dar uma dica para as pessoas que gostariam de participar de uma olimpíada, eu diria que o estudo e o foco são os principais pontos”, finalizou Lucas Viana.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo