17.09.18

Vieirenses são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica na categoria inovação

A etapa Bahia da competição aconteceu na Arena Fonte Nova e reuniu estudantes de todas as regiões do estado.

Vieirenses são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica na categoria inovação

Com o objetivo de criar um robô capaz de resgatar vítimas de um desastre, estudantes de várias cidades da Bahia se reuniram no dia 8 de agosto, na Arena Fonte Nova (ver fotos abaixo), para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerado o maior evento de robótica da América Latina. O Vieira participou com quatro equipes, entre elas a Optimus CAV, composta pelos estudantes Adriano Leal, Assaf Jorge e Vinícius Libório, que foi premiada pela medalha de inovação.

Os alunos construíram o robô intitulado de “NUM-SEI”. “Foi um bom projeto por conta da estrutura que pensamos. Ao montá-lo, aprendemos mais sobre matemática, programação e as peças do Lego”, destacou Vinícius Libório. Segundo o professor Pedro Martinez, que acompanhou os alunos na OBR, o ensino da Robótica traz diversos benefícios ao estimular a criatividade e o aprendizado, auxiliando também na resolução de conflitos. “Esse é o início da iniciação cientifica. Então, ajudamos eles a entenderem e a buscarem o conhecimento. A Olimpíada Brasileira de Robótica trabalhou a interação e fortaleceu o trabalho em grupo, fazendo com que os estudantes se ajudassem o tempo todo”, ressaltou ele.

FLL

O vieirense Adriano Leal afirmou que a vivência práticafoi fundamentalpara o sucesso do projeto da Optimus CAV. “As aulas de Robótica que temos no Colégio nos auxiliaram a montar uma estrutura mais resistente e a programar melhor. Essa conquista e todo o aprendizado que tivemos nos motivam a participar de outros campeonatos, pois é uma prova que podemos conquistar muito mais”, disse ele.

O próximo desafio já está marcado: será a First Lego League (FLL), competição que ocorrerá em Salvador nos dias 23 e 24 de novembro, em que os jovens terão que pesquisar um problema do mundo real e desenvolver a solução usando a tecnologia Lego Mindstorms.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo