Vieirenses recebem premiações do Encontro de Jovens Cientistas e da Expo Ciência
Eventos tiveram como finalidade despertar nos jovens a curiosidade e a compreensão da ciência presente no dia a dia
Entre os dias 9 e 11 de novembro, alunos do Vieira participaram do 7º Encontro de Jovens Cientistas (EJC), na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e projetos científicos indicados pelos professores e selecionados pela comissão do EJC, que também foram desenvolvidos para edição 2016 da Expo Ciência. A programação também contou com apresentações orais, experimentos, jogos, mesas redondas, vídeos científicos, peças teatrais, palestras e fotografias.
A professora e coordenadora da Expo Ciência, Maria Goretti Souza, destaca a importância da participação dos alunos do Vieira no EJC. “Essa competição oportuniza uma maior proximidade dos alunos com a ciência, de forma lúdica e dinâmica. É importante ressaltar também que nós sempre recebemos retornos bastante positivos de ex-alunos vieirenses sobre como esses momentos marcam a vida deles e se tornam um diferencial no ingresso da universidade, por ser um projeto que envolve vários aspectos da metodologia científica”.
Ao final do EJC, os alunos participaram de uma cerimônia de premiação. “Eu achei a experiência maravilhosa. Desde o início do ano, procurávamos por um projeto que agregassem elementos científicos, mas que tivesse uma relevância social boa e acho que conseguimos isso”, disse o aluno João Pedro Machado. “Estou muito feliz com todo reconhecimento, mas o mais importante é que encontramos uma maneira de ajudar o próximo através desse projeto e para mim, isso não tem preço. Além de ajudar no nosso crescimento como ser humano”, pontuou a aluna Isabele Burgos, que também foi premiada.
Expo Ciência 2016
No dia 16 de novembro, uma solenidade realizada no Vieira marcou a entrega dos certificados referente aos projetos que obtiveram maior número de votos da Expo Ciência 2016, evento de iniciação científica realizado no mês de agosto. “A solenidade é uma forma do colégio valorizar todas as etapas que envolvem o projeto, da concepção à apresentação. Também é uma forma de validar o trabalho dos professores, que tornam tudo possível, abraçando as ideias e orientando os alunos”,concluiu a coordenadora pedagógica do 8º ano e da 8ª série EF, a professora Vânia Virgens.
Leia também
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno
-
19.12.25
Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista
Formações entre integrantes ampliam repertório para assessoramento das atividades junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar
- 18.12.25 Pastoralistas e orientadores educacionais do Vieira participam do II Encontro de Educadores Católicos
-
17.12.25
Vieira entrega materiais escolares à Escola João Paulo II, de Feira de Santana
Donativos foram arrecadados com mobilização de estudantes e famílias da comunidade do colégio em Salvador