Vieirenses participam de etapa seletiva para a 1ª ONU Intercolegial da RJE
Os 14 alunos selecionados formarão a equipe que representará o Vieira em setembro, no Rio de Janeiro.

A última etapa seletiva para a 1ª ONU Intercolegial, evento que a Rede Jesuíta de Educação promoverá durante o mês de setembro, no Rio de Janeiro, propondo uma simulação da Organização das Nações Unidas, fez com que os vieirenses demonstrassem altos níveis de percepção, compreensão, criatividade e argumentação. O evento, denominado 1ª ONU CAV Colegial, ocorreu no dia 16/06 e discutiu um tema da agenda internacional: Guantánamo (2017). Os alunos, que representavam diferentes delegações, tiveram que defender a política externa adotada pelos países que estavam representando, aprendendo a negociar e solucionar conflitos.
Em 2018, o Colégio Antônio Vieira integra a equipe organizadora da I ONU Intercolegial da RJE, que vai ocorrer no Colégio Santo Inácio (RJ), no período de 11 a 15 de setembro. A coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes, responsável pela articulação do projeto nas duas escolas, enfatiza a importância dessa ação da Rede Jesuíta de Educação. “É uma iniciativa que tem como conceito principal difundir e abordar os princípios das Nações Unidas com o objetivo de preparar os alunos na busca de soluções coletivas para os problemas mundiais. Isso contribui no processo de formação de líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, preparando os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados”, ressaltou ela.
A professora Gigi Albuquerque, responsável pelo acompanhamento de todo o processo da ONU CAV e da edição intercolegial, destaca que a ação cria um ambiente favorável para o aprendizado, valorizando, acima de tudo, o protagonismo dos alunos. “Ao abordar temáticas relevantes para a paz mundial, sua organização e execução colabora para o desenvolvimento de qualidades e potencialidades fundamentais na formação integral do nosso alunado”, ressaltou ela. Os comitês da 1ª ONU Intercolegial vão discutir a guerra na Síria, a crise na Venezuela, a Guerra dos Seis Dias e a perseguição do povo Rohingya, em Mianmar.
Para a estudante Malu Costa, o “I ONU CAV Colegial” proporcionou uma nova perspectiva política e social. “Aprendemos a debater democraticamente e a expor e defender nossa opinião com respeito aos outros debatedores. Esse foi um dos maiores desafios e a experiência foi fantástica”, relatou ela. O vieirense Leonardo Lima teve a oportunidade de vivenciar a experiência participando como jornalista, profissão que pretende seguir. “Essa oportunidade foi muito importante para minha vida, pois tive real experiência do jornalismo, uma profissão que me define muito, e assim pude ver mais de perto toda a preparação e dedicação dos alunos para essa simulação realizada aqui no Vieira”, frisou.
Leia também
-
09.07.25
"Liderança que cuida" é tema do PDG de julho no Vieira
Formação continuada de gestores é conduzida pela equipe de Gestão de Pessoas do colégio
-
08.07.25
Professores do Vieira têm nova formação sobre uso da IA na educação e técnicas para correção de provas
Atividades foram conduzidas pela equipe de Tecnologia Educacional do colégio e pela especialista Lícia Beltrão
-
07.07.25
RJE – Educador e especialista em Neurociência, diretor do Vieira fala sobre saúde mental na escola
Prof. Sérgio Silveira aborda questões como vínculo, escuta e cuidado em vídeo divulgado pela Rede Jesuíta de Educação
-
04.07.25
Delegação do Vieira participa do VII Congresso Nacional de Educação Católica
Após três dias de formação, evento encerra-se nesta sexta-feira (4) no Ceará