Vieirenses avaliam ações de protagonismo juvenil em 2016
Encontro realizado no final do ano letivo reuniu integrantes de diversas iniciativas
Um ano de muitos desafios e ações concretas de protagonismo juvenil no Vieira. 2016 ficou marcado pelo surgimento de novas iniciativas e pela consolidação de outros grupos e movimentos, que se reuniram no mês de novembro com a direção geral do colégio para fazerem um balanço das atividades. O evento, realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, serviu como uma oportunidade para que os estudantes trouxessem relatos e projetassem outros objetivos para 2017.
Segundo a diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério, todos esses movimentos confirmam uma educação que dialoga com o presente. “Esses jovens são sinais de mudança. Aquele momento de partilha foi muito rico e muito significativo para o Colégio. Os jovens mostraram que sabem fazer a diferença, sabem se doar, sabem ser MAGIS”, comentou ela.
Conheça alguns desses grupos e confira uma avaliação deles sobre o encontro e as ações realizadas em 2016:
AVLA
O ano era 1915. Na ocasião, o Colégio Antônio Vieira, com apenas quatro anos de fundação, celebrava uma iniciativa inovadora dos seus alunos. Conta uma ata da época: “Neste 28 de outubro, nosso colégio teve a honra de ver inaugurada a sua Academia de Artes e Cênicas”. Passados 100 anos, a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), refundada em 2014, celebra essa trajetória centenária de valorização das mais diversas expressões artísticas. “Consideramos o encontro uma novidade salutar para os alunos e para a Instituição, uma vez que proporcionou a socialização entre os diferentes grupos e estilos, a sensibilização para as questões sociais dentro do Colégio e um desejo imenso de participar de novas organizações e de promover a integração entre elas”, destacou a presidente da AVLA em 2016, Sarah Cardoso.
Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil tem um papel fundamental no desenvolvimento e ampliação da participação do alunado na política estudantil do Vieira, representando os interesses dos alunos, discutindo e criando ações para a melhoria do ambiente escolar. “É muito importante que os estudantes participem cada vez mais do movimento. Somos gratos, pois temos um amplo apoio da direção do Colégio em nossas ações, o que só otimiza a vida do estudante vieirense. Esperamos que a nova equipe possa dar continuidade ao trabalho feito, que com certeza valeu muito a pena”, explicou o aluno e presidente do Grêmio no ano de 2016, Gabriel Carvalho.
NAIC
O NAIC é o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento, criado no colégio em 2015 para fomentar a difusão e discussão assuntos que possam aprimorar os estudos e a interação entre os estudantes, como a ação em que ex-alunos são convidados a falarem das suas experiências acadêmicas. “Acredito que o encontro foi um momento de empoderamento do alunado vieirense e, inspirados nisso, espero que sejamos capazes de promover mais atividades e encontros nos próximos anos, a fim de incrementar cada vez mais a experiência escolar dos estudantes vieirenses”, falou a integrante do núcleo, Carolina Costa.
NEIMS
O Núcleo deEstudos Interdisciplinares sobreMinorias Sociais tem se consolidado pela promoção de diversas ações durante o ano letivo, como o projeto SobreVIDAS Severinas (saiba mais), que se desdobra em um mês repleto de atividades. “O Núcleo tem um papel muito importante ligado ao questionamento que devemos fazer no nosso dia a dia como cidadãos e se estamos desenvolvendo bem esse papel. Esperamos dar continuidade às atividades promovidas em 2016 para reafirmamos a necessidade constante de justiça social”, ressaltou a componente do NEIMS, Elizia Camacho.
NVDP
Criado em 2016, o Núcleo Vieirense de Discussão Política é um espaço para estudos, discussões, debates, oficinas e palestras sobre temas ligados às ciências políticas, sociologia e contextos políticos atuais, com o objetivo de formar alunos mais críticos, instruídos e conscientes. “Nesse primeiro ano, o NVDP realizou dois eventos, que foram essenciais para dar início à nossa caminhada. Discutimos nossos deveres e direitos como cidadãos para melhorar nosso país. Queremos fazer mais eventos, com temas mais recentes e envolvendo pessoas já conhecidas no meio político. Assim iremos fomentar ainda mais o senso crítico e político nos nossos colegas”, pontuou o diretor do núcleo, Enzo Costa.
TETO
A ONG TETO, que há 10 anos vem trabalhando com o desenvolvimento comunitário, fez uma parceria com o Colégio Antônio Vieira em 2016, através do projeto “TETO nas Escolas”. A ação consistia em construir casas para famílias carentes e foi feita nobairro Jardim Santo Inácio, entre os dias 07 e 09 de outubro. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. No momento em que entregamos as casas prontas eu pude perceber que estávamos entregando esperança e não apenas um novo lar. Foi lindo e transformador para quem participou e particularmente, me deu uma nova visão da vida”, disse o aluno e representante do TETO no Vieira, Rodrigo Martins.
Voluntariado
A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) e partiu do desejo do alunado de ajudar o próximo. O Voluntariado conta com uma série de projetos que, em parceria com a escola, buscam despertar a solidariedade nos alunos vieirenses. “É muito importante o espaço que o colégio nos dá de desenvolver o nosso lado humano e solidário. Eu fico muito feliz de poder ajudar o próximo de forma tão ativa e com certeza essa parceira do Vieira com os alunos faz toda diferença”, finalizou o aluno e coordenador do voluntariado, Lucas Sandes.
Leia também
-
03.10.24
'Joaventus' é grande campeão do Fut 5 do Vieira
Houve ainda premiação para jogadores que se destacaram no torneio
-
03.10.24
Semana da Criança especial celebra 60 anos de pura infância do Vieirinha. Confira a programação!
Unidade do Vieira, destinada aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, foi inaugurada no Dia da Criança
-
02.10.24
Vieirinha completa 60 anos com jeitinho de infância
Unidade do Colégio Antônio Vieira faz aniversário no dia 12, em pleno Dia das Crianças
-
02.10.24
Neims do Vieira promove nova edição do evento SobreVIDAS SEVERINAS e lança jornal
Núcleo é uma das referências de protagonismo estudantil no colégio