26.09.18

Vieirenses avaliam 1ª ONU Intercolegial da RJE

Os representantes do Colégio tiveram destaque no evento, com duas menções honrosas e uma menção nominal.

Vieirenses avaliam 1ª ONU Intercolegial da RJE

“É difícil destacar um momento marcante, porque a ONU Intercolegial foi uma experiência muito enriquecedora para mim”. Foi com essa frase que a vieirense Mariana Bastos resumiu a experiência dela na 1ª edição da ONU Intercolegial, que ocorreu nos dias 11 a 14/09, no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. O projeto, que tem o objetivo de desenvolver as capacidades de articulação de ideias, argumentação e promover a ampliação da visão de mundo dos estudantes, contou com cerca de 160 alunos do Ensino Médio, vindos de 13 colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

O Colégio Antônio Vieira foi representado por 17 estudantes. Ao longo das simulações, eles tiveram como desafio discutir sobre temas como a perseguição do povo Rohingya em Mianmar, a crise na Venezuela, a guerra da Síria, o terrorismo e controle de fronteiras, além da Guerra dos Seis Dias (1967). “Não tem nada comparável à ONU e ao que ela representa. Acabamos criando uma identificação com aquele país que representamos e nossentimosparte daquela pátria”, destacou o aluno Pedro Garcia.

A experiência da ONU Intercolegial proporcionou papéis de destaques aos vieirenses. Os estudantes da 1ª serie EM, Pedro Garcia e Leonardo Lima, receberam menções honrosas. Já João Victor Velanes, aluno da 3ª série EM, teve uma menção nominal. “O evento me deu a possibilidade de trabalhar com pessoas de lugares diferentes, ter experiências novas e contribuiu para a carreira que pretendo seguir, pois durante esses dias atuei como um jornalista”, contou entusiasmado Leonardo Lima, que trabalhou na produção de conteúdo para o site Planeta Diário, que cobriu tudo que aconteceu no evento (clique aqui para acessar).

A coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes, e a professora de História Gigi Albuquerque acompanharam os alunos durante todo o período da I ONU Intercolegial. “Os processos vivenciados até a fase final do evento comprovaram que os alunos são capazes de enfrentar desafios globais. Os estudantes mostraram toda a capacidade para esse desenvolvimento da articulação de ideias, de debates, da capacidade de resolução de conflitos e de posicionamento crítico”, finalizou a prof.ª Léa.

Clique aqui para ouvir a entrevista de Rafael Lopes, um dos Vieirenses participantes da I ONU Intercolegial, para a Radioweb CEAP.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo