Vieira sedia solenidade de lançamento de projeto do Sinepe sobre educação inclusiva
Publicação faz parte das celebrações dos 80 anos do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA) lançou, na última terça-feira (29), no auditório do Colégio Antônio Vieira, um projeto já considerado um marco para o setor educacional no estado: o Referencial de Educação Inclusiva. O evento, integrou as celebrações dos 80 anos do Sindicato, contando com a presença da diretoria do Sinepe; do diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, e outros representantes de instituições da área educacional.

De autoria dos advogados Maely Boeri Valadão e Rodrigo Boeri Valadão (ex-aluno do Vieira), a publicação aborda os aspectos jurídicos que reforçam a importância da educação inclusiva, do nível básico até o Ensino Superior. Trata-se de um manual de 128 páginas, que orienta instituições de ensino sobre educação inclusiva. Sob o formato de perguntas e respostas, traz uma linguagem leve, para atender às demandas da comunidade escolar.
“É importante termos iniciativas como esta que deem contorno a uma nova escola, unindo os estabelecimentos não apenas para tratar de questões pontuais, como fazemos com temas trabalhistas, mas também que visem transformar a educação”, declarou o presidente do Sinepe, professor Jorge Tadeu Coelho. Ele assina a organização da publicação que também é resultado de outras escutas cuidadosas da diretoria da entidade. Entre elas, a da professora Maria Augusta Sena, vice-presidente da instituição e a da professora Terezinha Neder. Colaboraram, ainda, professores e diretores da comunidade escolar.

Na oportunidade, o diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira, destacou a importância do evento. “O lançamento desse livro passa a ser um marco, não só para o Colégio Antônio Vieira que sedia o evento, mas para toda a comunidade baiana, tratando de um tema relevante que precisa avançar sempre com muito parceira, de forma coletiva. Pensar em inclusão é também pensar na formação humanista que nós todos somos convidados a tornar cada vez mais uma realidade, por meio do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco”, declarou o diretor, parabenizando os autores, que também fazem parte da história da comunidade vieirense e educação humanista proposta pela Companhia de Jesus.

Veja mais fotos na galeria!
Foto: Secom/CAV.
Com informações do site Desafio Ambiental.
Atualizado em 30/10/24.
Leia também
-
14.02.25
Biblioteca do Vieirinha estreia programação 2025 do projeto Hora do Conto
De forma lúdica, equipe adaptou clássico Peter Pan para falar sobre normas de uso e convivência no espaço
-
13.02.25
Padre jesuíta lança segundo livro de série que promove reflexão sobre gastronomia e fé
Obra busca evidenciar papel simbólico das refeições como espaços de acolhimento e transformação
-
12.02.25
Painéis de grafite unem arte urbana e educação alimentar para jovens no Vieira
Obras de Been Andrade tornaram ainda mais convidativo e acolhedor o refeitório dos estudantes
-
11.02.25
Coral do Vieira abre vagas para crianças e adultos
Inscrições começam no dia 17 e seguem até dia 20