Menu
Logo do site
Logo do site
29.10.24

Vieira sedia solenidade de lançamento de projeto do Sinepe sobre educação inclusiva 

Publicação faz parte das celebrações dos 80 anos do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia

Vieira sedia solenidade de lançamento de projeto do Sinepe sobre educação inclusiva 

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA) lançou, na última terça-feira (29), no auditório do Colégio Antônio Vieira, um projeto já considerado um marco para o setor educacional no estado: o Referencial de Educação Inclusiva. O evento, integrou as celebrações dos 80 anos do Sindicato, contando com a presença da diretoria do Sinepe; do diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, e outros representantes de instituições da área educacional. 

De autoria dos advogados Maely Boeri Valadão e Rodrigo Boeri Valadão (ex-aluno do Vieira), a publicação aborda os aspectos jurídicos que reforçam a importância da educação inclusiva, do nível básico até o Ensino Superior. Trata-se de um manual de 128 páginas, que orienta instituições de ensino sobre educação inclusiva.  Sob o formato de perguntas e respostas, traz uma linguagem leve, para atender às demandas da comunidade escolar. 

“É importante termos iniciativas como esta que deem contorno a uma nova escola, unindo os estabelecimentos não apenas para tratar de questões pontuais, como fazemos com temas trabalhistas, mas também que visem transformar a educação”, declarou o presidente do Sinepe, professor Jorge Tadeu Coelho. Ele assina a organização da publicação que também é resultado de outras escutas cuidadosas da diretoria da entidade. Entre elas, a da professora Maria Augusta Sena, vice-presidente da instituição e a da professora Terezinha Neder. Colaboraram, ainda, professores e diretores da comunidade escolar.

Na oportunidade, o diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira, destacou a importância do evento. “O lançamento desse livro passa a ser um marco, não só para o Colégio Antônio Vieira que sedia o evento, mas para toda a comunidade baiana, tratando de um tema relevante que precisa avançar sempre com muito parceira, de forma coletiva. Pensar em inclusão é também pensar na formação humanista que nós todos somos convidados a tornar cada vez mais uma realidade, por meio do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco”, declarou o diretor, parabenizando os autores, que também fazem parte da história da comunidade vieirense e educação humanista proposta pela Companhia de Jesus.

Veja mais fotos na galeria!

Foto: Secom/CAV.
Com informações do site Desafio Ambiental.

Atualizado em 30/10/24.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo