Vieira ressignifica aprendizagem e discute Covid-19 em atividade pedagógica
Alunos do 5º ano EF realizaram entrevistas coletivas virtuais com profissionais da área de saúde
Mais do que enfrentar os desafios da pandemia e, rapidamente, ter ressignificado as possibilidades de qualidade de aprendizagem para o ambiente remoto, o Colégio Antônio Vieira ainda tem estimulado os alunos a compreenderem o momento histórico e desafiador para a sociedade mundial neste ano de 2020. No caso dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), por exemplo, o tema Covid-19 passou a integrar o conteúdo das aulas de Língua Portuguesa, como parte das práticas acerca do gênero textual Entrevista. Eles realizaram entrevistas coletivas, por videoconferência, com a participação de pais, mães e responsáveis que atuam como profissionais de saúde, muitos na linha de frente do combate à nova doença.
Na culminância do projeto pedagógico, os alunos fizeram a produção textual, a partir da prática acerca de um assunto que também pontua as principais entrevistas publicadas na imprensa em geral e especializada. Todo o processo de aprendizagem foi conduzido pelas professoras de Língua Portuguesa da série: Viviane Virgens, Rita Correia e Durvalina Brito. “Além de termos trabalhado o gênero textual, não só na elaboração de perguntas, mas também na transcrição e composição do texto de apresentação do entrevistado, discutimos também noções sobre ética quanto ao cuidado em ser fiel ao que o entrevistado está respondendo”, explica a professora Viviane Virgens.
“Amei ter participado. O entusiasmo deles como entrevistadores foi surpreendente e gratificante, revelando o quanto esses métodos interativos são muito bons, ainda mais neste período de pandemia”, conta a médica Tatiane Camurugy, mãe da aluna Mariane. “Uma Iniciativa excelente, em que os estudantes, além de obterem um maior conhecimento sobre a Covid-19, tema tão atual e que mudou tanto a vida deles, puderem aprender a realizar o texto da entrevista de maneira dinâmica”, completa a médica que acredita que “fica muito mais fácil aprender assim”.
Para a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida, foi “uma experiência cheia de significado para os alunos, que responderam muito positivamente com uma grande e amadurecida participação, apresentando pontos de vista e interagindo com os entrevistados”, como ressalta. “Um momento de grande interação e aprendizagem”, conclui.
Fotos: Secom Vieira e acervos pessoais
Leia também
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)
-
17.09.24
Naic do Vieira aproxima estudante da realidade universitária em projeto 'Faculdade na Escola'
Ação prevê rodas de conversa com ex-alunos do colégio que hoje estão fazendo Curso Superior em diversas áreas
-
16.09.24
Terceirão em Ação promove programação especial no Vieira para crianças de projetos sociais
Em ano de conclusão do Ensino Médio, estudantes mostram protagonismo em diferencial formativo da instituição
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025