24.11.20

Vieira ressignifica aprendizagem e discute Covid-19 em atividade pedagógica

Alunos do 5º ano EF realizaram entrevistas coletivas virtuais com profissionais da área de saúde

Vieira ressignifica aprendizagem e discute Covid-19 em atividade pedagógica

Mais do que enfrentar os desafios da pandemia e, rapidamente, ter ressignificado as possibilidades de qualidade de aprendizagem para o  ambiente remoto, o Colégio Antônio Vieira ainda tem estimulado os alunos a compreenderem o momento histórico e desafiador para a sociedade mundial neste ano de 2020. No caso dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), por exemplo, o tema Covid-19 passou a integrar o conteúdo das aulas de Língua Portuguesa, como parte das práticas acerca do gênero textual Entrevista. Eles realizaram entrevistas coletivas, por videoconferência, com a participação de pais, mães e responsáveis que atuam como profissionais de saúde, muitos na linha de frente do combate à nova doença. 


Na culminância do projeto pedagógico, os alunos fizeram a produção textual, a partir da prática acerca de um assunto que também pontua as principais entrevistas publicadas na imprensa em geral e especializada. Todo o processo de aprendizagem foi conduzido pelas professoras de Língua Portuguesa da série: Viviane Virgens, Rita Correia e Durvalina Brito. “Além de termos trabalhado o gênero textual, não só na elaboração de perguntas, mas também na transcrição e composição do texto de apresentação do entrevistado, discutimos também noções sobre ética quanto ao cuidado em ser fiel ao que o entrevistado está respondendo”, explica a professora Viviane Virgens.

Médica Tatiane Camurugy e a filha, Mariane, do 5º ano EF: aprendizagens múltiplas, a partir do tema da pandemia

“Amei ter participado. O entusiasmo deles como entrevistadores foi surpreendente e gratificante, revelando o quanto esses métodos interativos são muito bons, ainda mais neste período de pandemia”, conta a médica Tatiane Camurugy, mãe da aluna Mariane. “Uma Iniciativa excelente, em que os estudantes, além de obterem um maior conhecimento sobre a Covid-19, tema tão atual e que mudou tanto a vida deles, puderem aprender a realizar o texto da entrevista de maneira dinâmica”, completa a médica que acredita que “fica muito mais fácil aprender assim”.

Para a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida, foi “uma experiência cheia de significado para os alunos, que responderam muito positivamente com uma grande e amadurecida participação, apresentando pontos de vista e interagindo com os entrevistados”, como ressalta. “Um momento de grande interação e aprendizagem”, conclui.

Coordenadora pedagógica do 5º ano EF, a professora Maria Cristina Almeida classificou entrevista coletiva como “uma experiência cheia de significado para os alunos”     

Fotos: Secom Vieira e acervos pessoais  

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo