Vieira recebe visita técnica do diretor da RJE
Prof. Fernando Guidini passou três dias no colégio, dialogando com diversos segmentos da comunidade escolar

Com foco nos indicadores de sustentabilidade, inovação e cidadania, o presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini (na foto acima, à esquerda, com camisa branca), esteve na última semana no Colégio Antônio Vieira para a visita técnica que faz, anualmente, em todas as 17 unidades educativas que compõem a Rede no Brasil. Na Bahia, o Vieira é o único que integra a RJE e, de acordo com o diretor, o colégio tem registrado significativos avanços nos parâmetros observados.
“É um momento em que fazemos uma imersão, acompanhando o projeto da instituição, os planos de trabalho, os planejamentos, visualizando os principais indicadores pedagógicos, de gestão de pessoas, financeiros, estruturais e, também, animando a missão”, definiu o diretor da RJE. “Verificamos como o colégio avançou nessas questões, a partir do planejamento estratégico da instituição, mas também olhando daqui para frente: qual a importância, qual o significado de todas essas articulações, tendo em vista a inovação, a sustentabilidade e a cidadania global, no exercício da sua missão, que é a formação integral dos nossos estudantes”, completou.
Nos três dias da visita técnica ao Vieira (de 16 a 18/8), Prof. Guidini reuniu-se com o Conselho Diretivo, com a equipe de coordenação pedagógica, representantes dos professores e dos colaboradores em geral, tendo ainda encontros com líderes dos núcleos estudantis, pastoralistas e integrantes das comissões do Cuidado e, também, Étnico-racial e de Gênero.
“É um colégio pujante, bonito, alegre, cheio de vida. Há uma diversidade de projetos e núcleos, que é um grande diferencial, e tem me chamado muito a atenção como os espaços escolares são ocupados e como, a partir dessa diversidade, os estudantes estão construindo também os seus projetos de vida, as suas aprendizagens, por meio de ações da escola que trazem essa a perspectiva da inovação, tendo como base o Mapa de Aprendizagens da Formação Integral (Mafi)”, observou o diretor da Rede.

EDUCAÇÃO CATÓLICA JESUÍTICA
O Prof. Guidini também destacou as relações do Vieira com a comunidade. “É um colégio aberto ao diálogo e que também participa da Igreja local, que tem, inclusive, um santuário, e isso faz toda a diferença nessa dimensão da educação católica que nós temos e na educação católica que nós fazemos como instituição”, disse. Ao final da visita, ele agradeceu a receptividade e a colaboração de todos no fornecimento das informações solicitadas nas reuniões, estendendo a gratidão a toda a comunidade escolar.
“Meu agradecimento ao colégio, a todos os educadores e, em particular aos professores, que fazem esse projeto acontecer, e sempre um agradecimento especial às famílias que confiam a educação dos seus filhos à Companhia de Jesus. A nossa missão é muito clara, na perspectiva de promover uma educação de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos, buscando formar cidadãos conscientes, competentes, compassivos, criativos e comprometidos. Nesse sentido, o Viera está de parabéns!”, concluiu.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
20.03.25
Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio
Em solenidade marcada pela emoção, foram entregues as obras de requalificação do espaço para melhor atender aos estudantes nos dias atuais
-
20.03.25
Orientadora educacional dá dicas sobre rotina de estudos para estudantes e famílias
Psicopedagoga e mestra em Gestão Educacional, Profa. Camila Portugal atua na 2ª série EM no Colégio Antônio Vieira
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado
-
18.03.25
Patrono da educação pública, ex-aluno Anísio Teixeira é homenageado no aniversário do Vieira
Como parte das atividades celebrativas pelos 114 anos, colégio produziu curta-metragem sobre um momento histórico do então estudante Anísio