26.02.21

Vieira realiza nova etapa de avaliações diagnósticas para monitoramento da aprendizagem

Prática vem sendo adotada desde o ano passado diante do contexto atípico de atividades remotas

A realização de nova etapa de avaliações diagnósticas tem sido um dos marcos do início da primeira unidade do ano letivo de 2021 no Colégio Antônio Vieira. O monitoramento especial da aprendizagem dos alunos vem sendo feito pela instituição desde o ano passado, em função do contexto ainda exclusivo de atividades remotas por conta da pandemia.

Com cronogramas específicos por série, as avalições começaram a ser realizadas este ano logo na segunda semana de aula e estendem-se até o dia 28, no caso do Vieirinha (1º ao 7º ano do Ensino Fundamental), quando se encerra a programação para os alunos dos 1º e 2º anos do EF.

“Como são séries que reúnem muitos alunos novatos que ainda estavam se adaptando ao uso da plataforma Moodle (Aluno On-line), postergamos o início, para essas turminhas, para dar uma tranquilidade maior às famílias”, explica a coordenadora pedagógica das séries, professora Adriana Novis. No Vieirão (8º e 9º anos EF e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio), as avaliações das turmas do diurno já foram concluídas. Já o cronograma para os alunos do Ensino Médio Gratuito Noturno, iniciado na última quarta-feira (24), segue até esta sexta (26).

As avaliações diagnósticas permitem a escola mapear eventuais dificuldades em determinados objetos de conhecimento para identificar a necessidade de aplicar estratégias de intervenção, permitindo ao aluno avançar no processo de aprendizagem. A orientação dada pela equipe pedagógica é que os pais e demais responsáveis estejam atentos para que o estudante faça as avaliações, sem reforço prévio quanto aos conteúdos e com o máximo de autonomia possível.

A recomendação foi seguida à risca pela administradora Livy Assis, mãe do pequeno Fernando, aluno do 2º ano EF (foto acima). “Ele sempre faz sozinho as avaliações e quando, eventualmente, revela alguma dificuldade de leitura em relação a uma ou outra palavra, aí, sim, eu apenas o ajudo a ler, mas sempre ele responde tudo com muita independência, como nos orienta a escola”, diz.

Para ela, as avaliações diagnósticas são importantes não só para o Colégio, mas também para as famílias dos estudantes. “Podemos ver, assim, a evolução das crianças, a partir de pontos em que elas estão indo bem e assuntos que precisam melhorar”. A administradora também é mãe de outros dois alunos vieirenses: Alexandre, do 5º ano EF, e Júlia, da 2ª série EM, que já concluíram as avaliações no Moodle.

INTEGRADAS AO PROJETO

A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, destaca importância da nova etapa de diagnósticas tanto para alunos veteranos quanto novatos

Conforme assinala a diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, diante do contexto tão atípico do ano letivo de 2020, promover um levantamento do nível de aprendizagem dos estudantes tornou-se uma orientação dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação para todas as escolas brasileiras, como medida a ser tomada para o retorno presencial.

“Como o Colégio Antônio Vieira, dentre os referenciais da própria Pedagogia Inaciana, sempre considerou as avaliações como um momento de retroalimentação da aprendizagem do aluno, entendemos que as atividades com tal finalidade diagnóstica já deveriam logo ser integradas ao próprio processo do projeto pedagógico remoto”. Foi o que levou o Colégio a se antecipar, realizando já em outubro de 2020 – ainda, portanto, antes do início da última unidade do ano letivo – a primeira fase de avaliações diagnósticas.

“A proposta, já naquele momento, era começar a mapear os objetivos da aprendizagem e eventuais conteúdos que precisassem ser retomados ainda naquele ano, já planejando ações para o atual ano letivo. Agora, neste início de 2021, esta nova etapa de diagnósticas vem se somar à anterior, potencializando o nosso olhar investigativo no sentido de identificar ainda eventuais lacunas desse contexto atípico entre nossos alunos veteranos, assim como entre os novatos, para que possamos, se for o caso, ajustar as rotas tanto em nível individual quanto coletivo”, informa a diretora acadêmica.

Fotos: Acervo pessoal e Secom Vieira