10.06.21

Vieira promove série de encontros mensais com as famílias sobre a Fratelli Tutti

Lançada no ano passado, encíclica do Papa Francisco estimula a fraternidade e a amizade social

Uma carta aberta do Papa Francisco que estimula os cristãos a exercer a fraternidade e a amizade social. Lançada em outubro do ano passado, a Encíclica  Fratelli Tutti (“Todos Irmãos”, ao se traduzir do italiano) ganha ainda mais sentido nos tempos atuais de adversidades e diversidades acirradas pela pandemia. Para acolher as famílias e apresentar detalhes sobre questões do cotidiano que são trazidas à luz na mensagem do Papa, o Colégio Antônio Vieira promove uma série de encontros virtuais sobre a encíclica. O primeiro evento foi realizado nesta terça-feira (08/06), apenas para os familiares dos alunos das turmas da catequese 2020 e 2021. Depois, a série segue até novembro em encontros mensais para novos grupos, ampliando o tema para “A Fratelli Tutti e o Ano Inaciano”, já aberta à participação das famílias de todos estudantes da escola.

Uma das incentivadoras da realização dos encontros, a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério, destaca a importância de oferecer às famílias da comunidade escolar esta oportunidade de conhecerem um pouco mais da Fratelli Tutti. “É uma mensagem muito especial do Papa que nos convida para novas atitudes em relação ao outro, ao nosso irmão, e que, sem dúvida, é extremamente importante para todos nós, sobretudo, no contexto pandêmico atual”, disse.

NOVOS ENCONTROS

O evento desta terça-feira (8) teve como palestrante o professor Sérgio Silveira, diretor de Gestão de Pessoas do Vieira e coordenador do Comitê de Gestão de Pessoas da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Os demais encontros já têm data marcada, segundo informou o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa). Eles serão realizados nos dias 20 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro e 9 de novembro. Todos serão conduzidos pelo Padre Cleber Gonçalves, SJ, que é assistente espiritual do Vieira.

Na abertura do encontro de ontem, os pastoralistas do Sorpa conduziram momentos de oração e música, com uma breve apresentação sobre as celebrações dos 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola – fundador da Companhia de Jesus, da qual o Vieira faz parte. Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima e também assistente espiritual do Colégio, o padre Emmanuel Araújo, SJ, falou sobre os conceitos de “união e unicidade” muito presentes na Fratelli Tutti.

Sérgio Silveira foi o palestrante da abertura da série de encontros sobre a encíclica do Papa

A ENCÍCLICA E AS FAMÍLIAS

Em sua palestra, o professor Sérgio Silveira apresentou os oito capítulos da encíclica, contextualizando as mensagens do Papa Francisco para situações do dia a dia vivenciadas pelas famílias. “Além da catequese, as famílias também têm uma participação importantíssima na formação ética e cristã das nossas crianças, sendo que Fratelli Tutti pode vir a ser um instrumento de apoio para elas, ao enaltecer valores cristãos tão importantes para todos nós e, principalmente, para as crianças em fase de desenvolvimento”, disse o professor, que é mestre em Gestão Educacional. “Foi, realmente, uma explanação emocionante que traduziu, com muita propriedade, toda a Encíclica para o nosso cotidiano”, declarou, ao final do evento,  o coordenador do Sorpa, o professor João Ramiro.

Confira agora alguns destaques das reflexões do Prof. Sérgio Silveira sobre a Encíclica Fratelli Tutti:

“A Encíclica trata, basicamente, sobre a forma de enxergar o outro. Propõe uma amizade social que faz a gente atentar para a importância de olhar para o outro, sobretudo, nas suas dores, nos seus sofrimentos, percebendo que ali está também um irmão”.

“Falar para as famílias que hoje fazem parte da catequese do nosso Colégio é trabalhar também com os pais e responsáveis, com toda a família, o despertar de um sendo de fraternidade uns para com os outros. Afinal, a catequese traz a parte de doutrinação, de reconhecer a Igreja que nós caminhamos, que nós amamos, seus sacramentos, mas destacando sempre que a família tem também uma participação importantíssima na formação ética e cristã das nossas crianças, porque nós a entendemos como a primeira comunidade e, sendo assim, também responsável por princípios e valores, do que se aprende dentro de casa, que do se entende como fundamental para a formação da filosofia da família”.

“Enxergar o outro sem as barreiras da divisão, sem as sombras dos conflitos; olhar para o sofrimento do outro e perceber que é possível fazer algo por ele e sair do conformismo são coisas que a Encíclica vem a nos ensinar e a nos pedir. Então, é extremamente importante para as famílias refletir sobre um tema como este, porque evoca em cada um de nós, em cada uma de nós, o desejo e a necessidade urgente de olhar para o outro como um irmão, verdadeiramente como irmão. Não é à toa que o título é Fratelli Tutti: somos todos irmãos”.

“A Fratelli Tutti foi lançada, não coincidentemente, no dia 4 de outubro do ano passado. Nela, o Papa faz questão de reconhecer a inspiração em São Francisco de Assis, no que se refere à amizade incondicional com todas as criaturas, considerando que todas são obras de Deus e que, por este motivo, merecem nosso olhar carinhoso e cuidadoso”.

“A Encíclica nos faz perceber que, independentemente das barreiras que possam vir a nos dividir, sejam sociais, geográficas, étnicas etc, nós estamos unidos em um único propósito, que é o de olhar o outro com todo o respeito que ele merece. E o Papa  insiste muito, durante todo o texto, nesse olhar: olhar para as nossas sombras, mas também para as luzes que podemos lançar sobre elas e sobre as outras pessoas também”.

Fotos: Vatican News / Secom/CAV