18.04.23

Vieira promove reunião com pais, estudantes e educadores como parte das ações do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

Encontro marcado pela transparência parte de parâmetros adotados pelo SQGE em colégios jesuítas da América Latina

Vieira promove reunião com pais, estudantes e educadores como parte das ações do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

O aprimoramento constante da qualidade da educação oferecida pelos mais de 100 colégios jesuítas na América Latina, dentre eles, o Colégio Antônio Vieira. Este é o objetivo do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), criado em 2008 pela Federação Latino-americana dos Colégios Jesuítas (Flacsi). Em 2015, o Vieira adotou oficialmente o SQGE como parâmetro para uma avaliação de seus processos, tendo ingressado agora, desde o ano passado, no segundo ciclo de análises. Uma das novidades das atividades de 2023 foi a realização de uma reunião com diversos segmentos da comunidade escolar para tratar da qualidade da atuação do Vieira em aspectos diversos, contando também com a participação de estudantes e famílias.

O encontro – no último dia 31 de março no Salão Anísio Teixeira, no Vieirão – foi aberto pela diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, pela diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, e pelo articulador dos trabalhos do SQGE no colégio, Anderson Rafael Souza, que é gestor de Tecnologias de Informação e Educação (foto acima). Antes, o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira, e pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) conduziram um breve momento de espiritualidade e pedido de luz para as atividades dos participantes.

A professora Mariângela apresentou os propósitos do SQGE, explicando para as famílias e estudantes, estreantes nas discussões, os quatro âmbitos norteadores das análises: Pedagógico-curricular; Organização, Estrutura e Recursos; Clima Escolar; e, Família e Relações com a Comunidade Local. Ela ressaltou ainda que, para o Vieira, qualidade implica em excelência acadêmica e humana. “Qualquer escola séria tem que olhar a pessoa por inteiro, considerando todas as suas dimensões”, disse.

Profa. Mariângela Risério e Profa. Ana Paula Marques abriram o encontro

CONSTRUÇÃO COLETIVA

Segundo a diretora-geral do Vieira, o SQGE evidencia o quanto “a qualidade educacional é uma construção coletiva que está em constante transformação, contando com aspirações, expectativas e sonhos de cada um e, no caso do Vieira, esse processo parte de um currículo que é sempre fruto de muito estudo”. Já a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, destacou os benefícios da prática de avaliações de qualidade de forma sistemática: “Permite acompanhar e fazer a gestão dos recursos investidos no processo educativo; amplia o foco na melhoria constante dos serviços; contribui para definir o perfil formativo oferecido aos estudantes, torna ainda mais eficiente o acompanhamento do desempenho dos alunos, entre outros”.

Após a abertura, a plateia foi dividida em grupos plurais que, em um primeiro momento, trabalharam em salas diferentes, discutindo possibilidades de ampliação da qualidade educacional já oferecida pelo Vieira. A mãe vieirense Daniela Matsuda foi uma das participantes. “A iniciativa é excelente porque a busca da qualidade educacional deve, de fato, envolver toda a comunidade escolar, principalmente as famílias e alunos, pois somos o objeto final de toda a programação que é feita com cuidado e estudo, e nos ouvir referenda tudo que é planejado. Acho que participar de eventos assim nos enriquece e nos permite também sermos multiplicadores das ações positivas que a escola se propõe”, afirmou.

Daniela Matsuda integrou grupo representante das famílias

VOZ ESTUDANTIL

“Reuniões como essa para discutir qualidade são necessárias e que bom que elas não se limitam apenas aos professores e orientadores educacionais, mas agora também incluem os estudantes nesse processo”, disse a aluna Mariana Oliveira, do Ensino Médio Noturno. “Um convite que mostra o quanto o colégio se importa com a nossa educação”, completou a colega Luane Santos.

Luane, Mariana, Arieli e Gabriel: alguns dos estudantes que participaram das discussões

“Eu nem sabia que essas reuniões para tratar de qualidade eram feitas assim de forma constante e agora, que estão abrindo o espaço para a integração dos alunos nessas discussões, elas se tornam ainda mais interessantes”, afirmou a estudante Arieli Lisboa, do EM diurno. “Muito interessante a gente poder expor nosso ponto de vista, visando a melhoria constante da nossa escola”, concluiu Gabriel Santana, também do EM diurno.

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Fotos: Secom/CAV.

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