Vieira promove reunião com pais, estudantes e educadores como parte das ações do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar
Encontro marcado pela transparência parte de parâmetros adotados pelo SQGE em colégios jesuítas da América Latina
O aprimoramento constante da qualidade da educação oferecida pelos mais de 100 colégios jesuítas na América Latina, dentre eles, o Colégio Antônio Vieira. Este é o objetivo do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), criado em 2008 pela Federação Latino-americana dos Colégios Jesuítas (Flacsi). Em 2015, o Vieira adotou oficialmente o SQGE como parâmetro para uma avaliação de seus processos, tendo ingressado agora, desde o ano passado, no segundo ciclo de análises. Uma das novidades das atividades de 2023 foi a realização de uma reunião com diversos segmentos da comunidade escolar para tratar da qualidade da atuação do Vieira em aspectos diversos, contando também com a participação de estudantes e famílias.
O encontro – no último dia 31 de março no Salão Anísio Teixeira, no Vieirão – foi aberto pela diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, pela diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, e pelo articulador dos trabalhos do SQGE no colégio, Anderson Rafael Souza, que é gestor de Tecnologias de Informação e Educação (foto acima). Antes, o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira, e pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) conduziram um breve momento de espiritualidade e pedido de luz para as atividades dos participantes.
A professora Mariângela apresentou os propósitos do SQGE, explicando para as famílias e estudantes, estreantes nas discussões, os quatro âmbitos norteadores das análises: Pedagógico-curricular; Organização, Estrutura e Recursos; Clima Escolar; e, Família e Relações com a Comunidade Local. Ela ressaltou ainda que, para o Vieira, qualidade implica em excelência acadêmica e humana. “Qualquer escola séria tem que olhar a pessoa por inteiro, considerando todas as suas dimensões”, disse.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Segundo a diretora-geral do Vieira, o SQGE evidencia o quanto “a qualidade educacional é uma construção coletiva que está em constante transformação, contando com aspirações, expectativas e sonhos de cada um e, no caso do Vieira, esse processo parte de um currículo que é sempre fruto de muito estudo”. Já a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, destacou os benefícios da prática de avaliações de qualidade de forma sistemática: “Permite acompanhar e fazer a gestão dos recursos investidos no processo educativo; amplia o foco na melhoria constante dos serviços; contribui para definir o perfil formativo oferecido aos estudantes, torna ainda mais eficiente o acompanhamento do desempenho dos alunos, entre outros”.
Após a abertura, a plateia foi dividida em grupos plurais que, em um primeiro momento, trabalharam em salas diferentes, discutindo possibilidades de ampliação da qualidade educacional já oferecida pelo Vieira. A mãe vieirense Daniela Matsuda foi uma das participantes. “A iniciativa é excelente porque a busca da qualidade educacional deve, de fato, envolver toda a comunidade escolar, principalmente as famílias e alunos, pois somos o objeto final de toda a programação que é feita com cuidado e estudo, e nos ouvir referenda tudo que é planejado. Acho que participar de eventos assim nos enriquece e nos permite também sermos multiplicadores das ações positivas que a escola se propõe”, afirmou.
VOZ ESTUDANTIL
“Reuniões como essa para discutir qualidade são necessárias e que bom que elas não se limitam apenas aos professores e orientadores educacionais, mas agora também incluem os estudantes nesse processo”, disse a aluna Mariana Oliveira, do Ensino Médio Noturno. “Um convite que mostra o quanto o colégio se importa com a nossa educação”, completou a colega Luane Santos.
“Eu nem sabia que essas reuniões para tratar de qualidade eram feitas assim de forma constante e agora, que estão abrindo o espaço para a integração dos alunos nessas discussões, elas se tornam ainda mais interessantes”, afirmou a estudante Arieli Lisboa, do EM diurno. “Muito interessante a gente poder expor nosso ponto de vista, visando a melhoria constante da nossa escola”, concluiu Gabriel Santana, também do EM diurno.
Veja mais fotos desse momento tão significativo!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi