Vieira promove a quarta edição da ONU Colegial de 16 a 19 de setembro
Evento, que mobiliza estudantes em simulação de conferência das Organizações das Nações Unidas, terá comitê bilíngue
Como parte de um projeto adotado no Brasil pela Rede Jesuíta de Educação (RJE), o Colégio Antônio Vieira promove, de 16 a 19 de setembro, a IV ONU Colegial 2021. Por conta do feriadão da Independência, o evento, que inicialmente estava previsto para ser realizado de 2 a 5 de setembro, acabou sendo reprogramado para facilitar a agenda dos participantes, dentro do calendário escolar. Trata-se de um projeto internacional que envolve jovens estudantes em uma simulação de uma conferência das Organizações Nações Unidas (ONU), com eles atuando, exatamente como no evento da ONU, como delegados dos países, secretário-geral, diretores de mesa, representantes da imprensa, staff e observadores interessados.
O nível de realismo é tanto que, desde a preparação do evento de tal porte, os participantes desenvolvem habilidades, como oratória, capacidade de resolver conflitos, gerência de imprevisto, diplomacia, além dos conhecimentos sobre os países e questões de interesse global. Este ano, o evento passa a contar, inclusive, com um comitê bilíngue, com apresentações também na Língua Inglesa.
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM) participam, voluntariamente, inscrevendo-se para o evento que, mesmo não sendo atrelado à nota ou conceito obrigatório, tem sempre uma significativa adesão (mais de 100 alunos) – mesmo agora nas edições virtuais, iniciadas no ano passado, por conta da pandemia. “A ONU Colegial tem mostrado que os nossos alunos estão interessados em participar de algo maior, sendo eles protagonistas nas discussões sociais e internacionais, já que se mostram bastante implicados com os conflitos e os problemas mundiais”, diz a coordenadora de Assuntos Estratégicos da ONU Colegial do Vieira e coordenadora da 1ª série do Ensino Médio, professora Léa Pontes.
GUERRA DO TIGRAY
Nesta quarta edição, as delegações representativas do G20 irão debater o tema “The Tigray War and the Humanitarian Crisis in Ethiopia” (A Guerra do Tigray e a crise humanitária na Etiópia), a fim de elaborarem a um projeto de resolução para o conflito em Tigray, Etiópia. Iniciado em novembro de 2020, os ataques armados, envolvendo autoridades regionais e o governo federal, penalizam a população. O conflito foi desencadeado depois que, ao chegar ao poder em 2018, o primeiro-ministro Abiy Ahmed alterou a composição do governo, extinguindo a Frente Democrática Revolucionária dos Povos Etíopes (FDRPE), em que cada partido representava diferentes grupos étnicos.
ONU BILÍNGUE
A exemplo do que já vinha ocorrendo em edições anteriores, a IV ONU Colegial do Vieira contará com a participação de estudantes de outros colégios da RJE. Este ano, em meio ao modelo semipresencial, alguns alunos poderão participar das atividades diretamente do moderno Espaço Pe.KLein, SJ, respeitando-se as normas previstas no protocolo de biossegurança. Outra novidade é que o evento contará este ano com um comitê bilíngue, com transmissão dos acontecimentos também na língua inglesa.
ESTIMULANDO COMPETÊNCIAS
Segundo a professora Léa Pontes, outro grande benefício do projeto é que ele tem contribuído para a proatividade dos jovens visando o bem da sociedade contemporânea. “Dentre as competências para o século 21, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), autonomia, protagonismo estudantil, conhecimento, argumentação, empatia e repertório cultural se destacam no trabalho da ONU. Além disso, amplia a visão de mundo, reflete as questões sobre os direitos humanos, contribui para a ampliar as fronteiras do conhecimento, para buscar soluções coletivas. Trabalha as competências socioemocionais e a resolução de conflitos. Os participantes ainda ampliam os laços de amizade e criam grupos com muitos vínculos afetivos”.
“O Projeto da ONU Colegial do Vieira dialoga com o Novo Ensino Médio que lista em seu eixo estruturante o Empreendedorismo como conexão entre a escola e os desafios contemporâneos, estimulando em nossos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para uma formação integral voltada para a cidadania global ativa. No final dos debates, os comitês apresentam projetos de resoluções estratégias, inovadoras e criativas que tenham impacto sistêmico na promoção de soluções sustentáveis e inclusivas, que atendam às necessidades de desenvolvimento das sociedades e que ao mesmo tempo respeitem os limites do planeta”, destaca a professora Gigi Albuquerque, que atua como coordenadora acadêmica do evento. A IV ONU Colegial do Vieira conta também com o apoio do gestor de Tecnologias de Informação e Educação, Anderson Rafael Souza, além das coordenações pedagógicas das séries envolvidas.
Confira vídeo com depoimento dos estudantes que participaram da edição online no ano passado!
Leia também
-
16.09.24
Terceirão em Ação promove programação especial no Vieira para crianças de projetos sociais
Em ano de conclusão do Ensino Médio, estudantes mostram protagonismo em diferencial formativo da instituição
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards