20.06.18

Vieira participa da primeira edição internacional da série Diálogos de Educação

Evento realizado pelo SESI teve como convidado o educador australiano Phil Lambert.

Vieira participa da primeira edição internacional da série Diálogos de Educação

Em comemoração aos 70 anos do Serviço Social da Indústria (SESI-BA), a instituição promoveu no dia 30/05 a primeira edição internacional da série “Diálogos de Educação”, que teve como tema a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. A iniciativa trouxe um relato da experiência australiana através da participação do educador Phil Lambert. O Vieira foi representando pelo coordenador pedagógico da 2ª série EM e articulador do Ensino Médio, prof. José Teixeira Neto (Zelão).

Além de Phil Lambert, que também é diretor-presidente da ACARA, instituição que atuou na implantação da BNCC australiana, a série “Diálogos de Educação” também contou a presença do Diretor de Operações do SESI Nacional, Paulo Mói, e da coordenadora de Currículo da Secretária de Educação do Estado da Bahia, Jurema Oliveira Brito. “Acredito que o SESI com essa iniciativa dá passos largos para fazer com que os representantes da educação soteropolitana possam interagir com experiências de outros países. Dessa maneira, enriquecemos as possibilidades neste momento de implantação da Base”, destaca Zelão.

Phil Lambert contou um pouco sobre como foi o processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular australiana, ressaltando que eles priorizaram temas e áreas do conhecimento para trabalhar competências e dimensões necessárias para a formação de crianças e jovens. “Ele (Lambert) também escutou um pouco da perspectiva de currículo da educação da Bahia, do posicionamento do SESI e das escolas públicas e privadas. A soberania de um país passa muito pela educação, por políticas públicas e pela formação de professores. A BNCC tem que nos ajudar a manter a diversidade, a heterogênese brasileira, que é uma característica nossa. Ela precisa propiciar também os regionalismos e as diferenças que pulsam no Brasil”, complementa Zelão.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996),a Base deve nortear os currículosdos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicasde todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio,em todo o Brasil. Saiba mais em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Imagens: SESI-BA

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo