Vieira participa da final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
A etapa será realizada na Unicamp, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de agosto.
Toda comunidade educativa do Vieira está feliz pela chegada da equipe do Colégio à grande final 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorrerá em Campinas-SP, nos dias 18 e 19 de agosto. O projeto é realizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A instituição será representada pelas alunas da 2ª série EM, Lua Sampaio, Leticia Hupsel e Paula Mussi, sob a orientação do prof. Thiago Palma (assista abaixo aos depoimentos deles).
O Vieira participou da Olimpíada com 14 equipes nas fases iniciais, levando três grupos às semifinais. Ao todo, foram convocados para a final da competição 1,2 mil participantes, o que corresponde a um total de 311 equipes. Os finalistas chegaram nesta etapa após participarem de seis fases online durante os meses de maio e junho. As equipes são compostas por três alunos do Ensino Médio ou do 8º e 9º anos do Fundamental, além de um professor de História. A competição é aberta para escolas públicas e particulares.
Na grande final, os participantes realizarão uma prova dissertativa na manhã de sábado (18). O anúncio dos medalhistas ocorrerá na manhã do domingo (19), no Ginásio da Unicamp, em uma cerimônia emocionante que conta com a presença de autoridades, familiares, historiadores de relevância nacional, além de um divertido show de rock.
Neste ano, aONHBteve a participação de 57,5 mil inscritos de todos os estados. O Nordeste conquistou destaque na competição e detém o maior número de finalistas nesta edição. O Ceará está em primeiro lugar com 118 grupos finalistas, seguido do Rio Grande do Norte (46); São Paulo (44), Pernambuco (34) e Bahia (12). Somente os quatro estados nordestinos representam, juntos, 67% do total de finalistas na competição.
Leia também
-
14.01.26
Grupo OPA celebra 50 anos com lançamento de livro no Vieira
Evento reuniu integrantes e amigos do ‘Oração Pela Arte’ na Capela Santo Inácio
-
12.01.26
Papa Leão XIV convida a Igreja a rezar e aprofundar a escuta da Palavra de Deus
Santo Padre recorda que a Palavra de Deus precisa ocupar um lugar central na vida dos cristãos.
-
07.01.26
Grupo OPA celebra 50 anos de fundação com lançamento de livro no Vieira
Obra apresenta trajetória do grupo e minibiografia do Padre Irala, SJ, e será lançada no dia 13/01, às 19h, na Capela Santo Inácio
-
01.01.26
ANO NOVO – Crianças escrevem cartas para futuro
Atividade foi realizada por estudantes do Colégio Antônio Vieira