Vieira Games consolida sucesso de projeto em edição que contou com participação da ETE de Minas Gerais
Evento é organizado pelo Setor de Mídia Educacional e Tecnologia do colégio baiano
Raciocínio lógico, respeito às regras e uso ético das ferramentas digitais e analógicas. As habilidades desenvolvidas pelas crianças e adolescentes que participam do Vieira Games podem ser percebidas na vibração a cada jogo ou atividade cumprida. O evento, que este ano foi realizado pelo Colégio Antônio Vieira no último sábado (25), consolidou o sucesso do projeto que chega à quinta edição sob a coordenação do Setor de Mídia Educacional e Tecnologia. A proposta une interação familiar e entre amigos, permitindo que os estudantes, nativos digitais, possam descobrir novas tecnologias, assim como aprender a também se divertir com jogos analógicos, igualmente de grande potencial educativo.

Uma novidade da edição foi a participação de convidados especiais para a troca de experiências: um grupo de estudantes da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE-FMC), de Minas Gerais. Assim como o Vieira, a ETE-FMC integra a Rede Jesuíta de Educação Básica, compartilhando do mesmo propósito de oferecer uma formação integral, pautada na excelência acadêmica, mas também nas chamadas soft skills, com o desenvolvimento de habilidades e competências norteadas pelos princípios humanistas cristãos e inacianos. No ramo da tecnologia educacional, a ETC-FMC promove anualmente uma feira tecnológica, a ProjETE, tendo trazido para o Vieira Games dois projetos que foram expostos do evento mineiro, realizado no início de outubro, como explica no vídeo a professora Fabiana Rodrigues. Assista!
PARCERIA
Na abertura do Vieira Games, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, em nome do Conselho Diretivo, agradeceu a presença das famílias, assim como aos colaboradores vieirenses que se empenharam na organização do evento. Prof. Sérgio destacou a presença da equipe da ETE-FMC, passando a palavra para o padre Emmanuel Araújo SJ, também integrante do Conselho Diretivo, e que, com especial carinho, lembrou que a instituição mineira, que fica no município de Santa Rita do Sapucaí (terra natal do padre), foi a primeira escola de eletrônica da América Latina.

ATRAÇÕES DIVERSAS
Após os discursos, foi a vez de aproveitar os recursos do evento: além dos jogos digitais e analógicos, oficinas criativas, competição de robótica, estação de realidade virtual, exposição TecMaker, entre outros. Sem querer perder nenhum dos atrativos, os participantes revelaram nas feições o quanto se divertiram e aprenderam no evento, até mesmo os adultos que acompanharam a euforia dos pequenos e jovens gamers. Confira nas fotos e “que venha 2026!”, como declarou a equipe de Mídia Educacional e Tecnologia, sob a liderança da supervisora de Mídia Educacional e Tecnologia, Cláudia Zimmer, e do coordenador de Tecnologia Educacional, Rafael Gonçalves. Veja mais fotos!
Imagens: Secom/CAV
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