Menu
Logo do site
Logo do site
02.09.25

Vieira é medalhista na Olimpíada Nacional de História do Brasil realizada em São Paulo

Duas equipes de estudantes do colégio conquistaram as medalhas de bronze e cristal na final da competição na Unicamp

Vieira é medalhista na Olimpíada Nacional de História do Brasil realizada em São Paulo

Duas equipes de estudantes do Colégio Antônio Vieira conquistaram, no último final de semana, medalhas na Grande Final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), promovida pelas Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. O trio, integrado pelos estudantes Breno Cad, Davi Gavazza e João Victor Caramello, da 3ª série do Ensino Médio (EM), foi medalha de bronze; enquanto o grupo composto pelos alunos Alexandre Peltier, João Felipe Matos e Mallu de Castro, da 1ª série EM ganhou a medalha de cristal pela honra ao mérito. Para serem finalistas, os estudantes vieirenses venceram seis etapas classificatórias, realizadas de forma on-line, desde maio, envolvendo 57.142 equipes inscritas de todo o Brasil. 

Os estudantes participaram do evento na Unicamp, acompanhados pelo professor de História Thiago Palma, que foi o orientador oficial das equipes na competição. A psicóloga e orientadora educacional Mara Raquel Valverde também integrou a comitiva em Campinas.

Durante as fases eliminatórias, os alunos ainda contaram com o apoio da professora Gleide Leal (Redação) para a produção dos textos. Dos seis estudantes, cinco participaram já pela segunda vez da Grande Final da ONHB, que chegou à última etapa com 351 equipes concorrentes de todos os estados brasileiros. As provas foram realizadas no sábado (30) e a premiação, no domingo (31).

Sobre a ONHB

Criada em 2009, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão universitária da Unicamp com o objetivo de incentivar o estudo crítico da História a partir de uma avaliação formativa, reunindo participantes de todas as regiões do Brasil em uma competição educativa. As equipes participantes são compostas por um professor de História e três estudantes, desde que estejam cursando do 8º do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. As provas incluem questões de múltipla escolha e tarefas diversificadas a cada fase, abordando não apenas História do Brasil, mas também temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. 

Foto: Secop/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo