Vieira discute Baleia Azul em mesa redonda
Comunidade educativa debateu o assunto com o tema “Pensar a educação para além da” Baleia Azul”
A missão de formar jovens competentes, conscientes, compassivos e comprometidos passa diretamente pela parceria entre pais e equipe pedagógica. Como sinal do caminho de diálogo sobre os desafios vividos pela família na contemporaneidade, o Vieira promoveu uma discussão com toda comunidade educativa por meio da mesa redonda, que teve como tema “Pensar a educação para além da Baleia Azul”. O evento ocorreu na Sala de Arte Sálua Chequer, no dia 04/05, às 19h, e buscou discutir, refletir e analisar o fenômeno da “Baleia Azul”.
“Nosso desejo é que continuar a refletir e avaliar nosso papel nesta caminhada da educação, de forma que essas indagações possam sempre contribuir com as nossas ações”, afirmou a diretora geral, prof.ª Mariângela Risério. Entre os componentes da mesa estavam o aluno Osvaldo Azevedo Navarro, o doutor em Sociologia, Carlos Freitas, e a doutora em Psicologia, Lêda Lessa, que são pais vieirenses. Participaram também o professor de Filosofia, Isaac Lago, e a orientadora educacional e psicóloga, Mara Raquel Valverde, que são membros da equipe pedagógica do Vieira.
O debate possibilitou diferentes visões e referências a respeito do jogo, o que levantou uma discussão sobre depressão e suicídio da adolescência. Os profissionais contribuíram com diferentes reflexões acerca do tema e insistiram na necessidade de um maior diálogo entre pais e filhos. “Devemos evitar as respostas fáceis que explicam esse fenômeno e nos desafiarmos a pensar ‘fora da caixa’ para termos respostas mais firmes”, ressaltou Carlos Freitas, que também atua como advogado, professor universitário e é autor do livro “Trabalho docente e saúde”.
No decorrer do evento, pais e alunos puderam também refletir sobre seus papéis nas relações sociais na contemporaneidade. “Achei muito esclarecedor e bastante válido por parte da escola promover um debate sobre um tema tão preocupante”, pontuou o pai vieirense, Pedro Neto. Já o aluno Oswaldo Azevedo Navarro reafirmou a importância do diálogo. “É muito importante que os pais não desmereçam as angústias enfrentadas pelos jovens para que possamos nos sentir acolhidos e confortáveis para conversar”, finalizou ele.
Leia também
-
08.10.24
Projeto (En)cantos do Nordeste promove aprendizagens e identidade cultural
Uma das novidades da edição deste ano foi a confecção das camisas com desenhos feitos pelos estudantes
-
07.10.24
Banda Jammil faz show no intervalo da Semana da Criança para jovens do Vieirão. No Vieirinha, atrações circenses abrem programação especial
Colégio comemora 60 anos da unidade destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano EF
-
03.10.24
'Joaventus' é grande campeão do Fut 5 do Vieira
Houve ainda premiação para jogadores que se destacaram no torneio
-
03.10.24
Semana da Criança especial celebra 60 anos de pura infância do Vieirinha. Confira a programação!
Unidade do Vieira, destinada aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, foi inaugurada no Dia da Criança