Vieira discute Baleia Azul em mesa redonda
Comunidade educativa debateu o assunto com o tema “Pensar a educação para além da” Baleia Azul”
A missão de formar jovens competentes, conscientes, compassivos e comprometidos passa diretamente pela parceria entre pais e equipe pedagógica. Como sinal do caminho de diálogo sobre os desafios vividos pela família na contemporaneidade, o Vieira promoveu uma discussão com toda comunidade educativa por meio da mesa redonda, que teve como tema “Pensar a educação para além da Baleia Azul”. O evento ocorreu na Sala de Arte Sálua Chequer, no dia 04/05, às 19h, e buscou discutir, refletir e analisar o fenômeno da “Baleia Azul”.
“Nosso desejo é que continuar a refletir e avaliar nosso papel nesta caminhada da educação, de forma que essas indagações possam sempre contribuir com as nossas ações”, afirmou a diretora geral, prof.ª Mariângela Risério. Entre os componentes da mesa estavam o aluno Osvaldo Azevedo Navarro, o doutor em Sociologia, Carlos Freitas, e a doutora em Psicologia, Lêda Lessa, que são pais vieirenses. Participaram também o professor de Filosofia, Isaac Lago, e a orientadora educacional e psicóloga, Mara Raquel Valverde, que são membros da equipe pedagógica do Vieira.
O debate possibilitou diferentes visões e referências a respeito do jogo, o que levantou uma discussão sobre depressão e suicídio da adolescência. Os profissionais contribuíram com diferentes reflexões acerca do tema e insistiram na necessidade de um maior diálogo entre pais e filhos. “Devemos evitar as respostas fáceis que explicam esse fenômeno e nos desafiarmos a pensar ‘fora da caixa’ para termos respostas mais firmes”, ressaltou Carlos Freitas, que também atua como advogado, professor universitário e é autor do livro “Trabalho docente e saúde”.
No decorrer do evento, pais e alunos puderam também refletir sobre seus papéis nas relações sociais na contemporaneidade. “Achei muito esclarecedor e bastante válido por parte da escola promover um debate sobre um tema tão preocupante”, pontuou o pai vieirense, Pedro Neto. Já o aluno Oswaldo Azevedo Navarro reafirmou a importância do diálogo. “É muito importante que os pais não desmereçam as angústias enfrentadas pelos jovens para que possamos nos sentir acolhidos e confortáveis para conversar”, finalizou ele.
Leia também
-
12.03.26
Nafe dá início às atividades de 2026 com palestras sobre educação financeira
Núcleo do Vieira reúne estudantes interessados em aprender mais sobre Finanças e Economia
-
11.03.26
1ª Corrida do Vieira e 115 anos do colégio são tema de entrevista na Rádio Metrópole
Prof. Sergio Silveira, diretor-geral, e Jardel Moura, assessor esportivo, foram atrações do programa comandado por Silvana Freire
-
10.03.26
'De Volta à Infância' é tema da primeira edição do Dia de Descontração do Terceirão do Vieira
Momento, marcado pela ludicidade e fantasia, faz parte das ações do colégio voltadas para o cuidado com a saúde emocional dos estudantes
-
09.03.26
Vieira dá início à peregrinação do Ícone de Jesus Mestre da Esperança nos 80 anos da Anec
Imagem em tela vai percorrer instituições educativas católicas nos próximos meses