16.09.21

Vieira abre IV ONU Colegial com transmissão em tempo real no YouTube

Cerimônia de abertura de simulação de conferência das Nações Unidas terá participação de representantes dos comitês e da diretoria do colégio

Vieira abre IV ONU Colegial com transmissão em tempo real no YouTube

Com estudantes atuando como diretores dos comitês representativos da União Europeia (UE), da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPSUA) e do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), além do G-20 (grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia), o Colégio Antônio Vieira abre, nesta quinta-feira (16), a quarta edição da ONU Colegial. O evento segue até domingo (19), em simulação de uma conferência das Nações Unidas (ONU), com tal nível de realismo, que faz do projeto um diferencial no processo de aprendizagem dos estudantes da Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Brasil, que adotou a experiência internacional. Na Bahia, o Vieira é a única instituição de educação básica que integra a RJE.

ABERTURA

Os secretários-gerais da IV ONU Colegial, os ex-alunos Yasmin Leal e Pedro Gabriel, presidem a cerimônia de abertura nesta quinta (16), a partir de 17h, que terá transmissão em tempo real pelo canal Vieira TV, no YouTube. A diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, e a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, farão os discursos oficiais de início dos trabalhos. A solenidade ainda contará com os pronunciamentos dos representantes dos comitês, além das coordenadoras acadêmica, professora Gigi Albuquerque, e de Assuntos Estratégicos, professora Léa Pontes, que também é coordenadora pedagógica da 1ª série EM do Vieira.

Clique abaixo para acompanhar a transmissão!

GUERRA DO TIGRAY

Na simulação, que conta inclusive com um comitê de imprensa, os estudantes atuam, exatamente, como no evento da ONU, como delegados dos países, secretário-geral, diretores de mesa e staff, além de observadores interessados. A atividade, destinada aos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM), permite aos participantes desenvolver habilidades, como oratória, capacidade de resolver conflitos, gerência de imprevisto, diplomacia, além dos conhecimentos sobre os países e questões de interesse global. Este ano, o evento conta, inclusive, com um comitê bilíngue, com apresentações também na Língua Inglesa. Alunos de colégios jesuítas em outros estados também participam da edição do Vieira, assim como os estudantes vieirenses também têm a oportunidade de acompanhar edições promovidas por outras instituições da RJE.

Nesta quarta edição, as delegações representativas do G20, por exemplo, irão debater o tema “The Tigray War and the Humanitarian Crisis in Ethiopia” (A Guerra do Tigray e a crise humanitária na Etiópia), a fim de elaborarem a um projeto de resolução para o conflito em Tigray, Etiópia. Iniciado em novembro de 2020, os ataques armados, envolvendo autoridades regionais e o governo federal, penalizam a população. O conflito foi desencadeado depois que, ao chegar ao poder em 2018, o primeiro-ministro Abiy Ahmed alterou a composição do governo, extinguindo a Frente Democrática Revolucionária dos Povos Etíopes (FDRPE), em que cada partido representava diferentes grupos étnicos.

Conheça a diretoria da IV ONU Colegial