29.04.20

Videoaulas e aulas ao vivo reúnem atividades físicas para alunos de todas as idades

Em tempos de isolamento social, os exercícios físicos tornam-se ainda mais importantes para a saúde do corpo e da mente. É o que alertam os professores de Educação Física do Colégio Antônio Vieira. Mesmo na quarentena, eles seguem uma rotina de treinos para as crianças e jovens da escola, e que agora é seguida por meio de videoaulas e aulas on-line.

As atividades podem ser feitas na sala ou no quintal, mas continuam mantendo o planejamento e objetivos previstos pelos educadores. O desenvolvimento da motricidade nas diversas fases do crescimento e o incentivo à prática de esportes estão entre eles, conforme frisa a equipe do Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE) do Vieira.

Exercícios aeróbicos

Sem o baleado, futebol e pega-pega, entre outras atividades feitas com a turma na escola, como as crianças irão gastar tanta energia? Fica difícil reproduzir essas brincadeiras em um espaço reduzido. O professor Cláudio Roberto, entretanto, teve uma ideia que serve para toda a família: os exercícios aeróbicos. É só arrastar o sofá da sala e pronto, todos podem praticar!

Como o professor explica, os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Eles são ótimos para se manter ativo em tempos de quarentena, pois auxiliam na diminuição da tensão e promovem o relaxamento.

Enquanto os alunos aprendem a se exercitar em casa, o professor Cláudio Roberto aprende, agora ainda mais, a desenvolver atividades no mundo on-line: “É desafiador, mas também muito interessante. Todos nós estamos estudando algo novo, eu mesmo tenho pesquisado e aprendido muito sobre tecnologia para elaborar aulas interessantes”, explica.

Professor Cláudio Roberto ensina exercícios aeróbicos que podem ser
praticados em espaços reduzidos

Construindo brinquedos

Quem é aluno do professor Sócrates Correia sabe que ele sempre tem uma brincadeira nova para apresentar; e, nessa fase de distanciamento social, não poderia ser diferente. O futebol de tampinha vem para matar a saudade do “baba” tão presente nos intervalos do Vieira, e pode ser jogado com o seu companheiro de quarentena.

O professor, que diz “estar se adaptando a vida de youtuber”, explica que as aulas de Educação Física não são voltadas apenas para o condicionamento físico. “Trabalhamos muitas outras vertentes, como as relações interpessoais e as coordenações motoras fina e ampla. Por isso, estamos fazendo diferentes atividades que buscam englobar esses objetivos”. E o conselho do mestre é: “Quanto mais gente participar da brincadeira, melhor!” A ideia é que a família se envolva, e o momento sirva para a diversão.

Com tampinhas de plástico, professor Sócrates ensina a fazer uma partida de futebol

Alongamento e postura

Nesse momento de hiperconexão, os computadores e celulares fazem parte de quase toda a nossa rotina. Assistir aulas, estudar, falar com os amigos: tudo envolve as tecnologias. Mas ficar tanto tempo sentado e vidrado nas telas geram consequências negativas. “Você tem sentido dor nas costas?”, questiona o professor Maurício Cairo. É mais um indicativo da importância de inserir os alongamentos no nosso dia a dia, como explica. “Se alongar é fácil, rápido e traz uma porção de benefícios para o nosso corpo, como relaxamento e melhora de postura”, diz.

Ensinar exercícios via internet é uma novidade para o professor, que diz “estar explorando um mundo cheio de novidades”. Para ele, aprender mais sobre tecnologia também é uma forma de se aproximar dos alunos, que já crescem dominando essas ferramentas. O professor Maurício, entretanto, revela: “Não vejo a hora de voltar com as aulas presenciais, sinto falta do calor humano”.

Ah, professor, todos nós sentimos!

Videoaula do professor Maurício Cairo com dicas de alongamentos