13.08.18

Vida e legado de Santo Inácio de Loyola inspiram comunidade vieirense em programação especial

Estudantes, colaboradores e familiares puderam participar de várias atividades religiosas e artísticas para celebrar o fundador da Companhia de Jesus.

Vida e legado de Santo Inácio de Loyola inspiram comunidade vieirense em programação especial

Há quase cinco séculos, o exemplo de conversão do peregrino Santo Inácio de Loyola inspira pessoas por todo mundo. A oportunidade de celebrar essa história de encontro com Deus do fundador da Companhia de Jesus é sempre uma grande oportunidade para fortalecer a fé e buscar o MAGIS. Em 2018, a comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira vivenciou diversas experiências durante o “Mês Inaciano”, em uma programação encerrada no dia 03 de agosto. Expressões artísticas, celebrações religiosas, entre outras iniciativas inovadoras, que tiveram o ponto alto no Dia de Santo Inácio (31/07), também marcaram a programação. Confira abaixo algumas das ações realizadas!

Comunidade em oração

A espiritualidade e o carisma inacianos foram vivenciados de várias maneiras pelos alunos e colaboradores do Vieira ao longo do mês de julho. As turmas do Ensino Fundamental I assistiram a um espetáculo teatral sobre a trajetória de fé de Santo Inácio, realizada pelos estudantes do 6º ano EF. No mesmo período, colaboradores de diversos setores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram de momentos de oração na Capela Santo Inácio.

Outra experiência marcante, ocorrida no dia 21/07, foi o “Sábado Inaciano”, evento que abriu as comemorações para o tríduo e a festa de Santo Inácio. “Através da oração contemplativa, mensagens e trabalhos em grupo, conseguimos alcançar o nosso objetivo, que foi fazer com que os colaboradores do Vieira pudessem silenciar, escutar Deus e rezar”, relata o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), prof. João Ramiro. O encontro, conduzido pelo Pe. Alexandre Raimundo de Souza, Superior do Núcleo Apostólico Bahia, também deu origem à série de vídeos “Experiências Inacianas”, postadas nas redes sociais do Vieira nos dias que antecederam a Festa de Santo Inácio.

Vieira Live

Uma transmissão ao vivo sobre como a trajetória de Santo Inácio e a espiritualidade inaciana servem de exemplo para a nossa caminhada nos dias de hoje marcou a abertura do projeto “Vieira Live”. A iniciativa do Setor de Comunicação, em parceria com o Setor de TI, o Setor de Mídia Educacional e o Sorpa, foi inaugurada no dia 28/07. A primeira edição contou com a presença do reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Pe. Eduardo Henriques, SJ. O bate-papo repleto de interatividade foi transmitido ao vivo no canal do Colégio no YouTube (youtube.com/tvcav).

Santo Inácio em grafite

Como parte das comemorações do “Mês Inaciano”, um grupo de artistas de rua, grafiteiros, inspirados na espiritualidade e na vida de Santo Inácio de Loyola, produziu no dia 30 de julho trabalhos em tela com técnicas de spray e pincel. A intervenção artística contou participação especial do aluno da 2ª série EM, David Auster. A exposição das obras de arte ficará aberta ao público no corredor da Capela Santo Inácio até o dia 24 de agosto, juntamente com o conjunto de reflexões proposto pela Província dos Jesuítas do Brasil – BRA durante a campanha de comunicação integrada para celebrar o fundador da Companhia de Jesus.

Tríduo e Festa com arte

Momentos de arte e fé marcam a programação do tríduo e da festa de Santo Inácio de Loyola, realizados entre os dias 28 e 31 de julho. As celebrações foram abertas na Igreja de Santo Antônio da Barra com uma missa seguida a apresentação “Inácio o Peregrino” e da Oração de Taizé. No dia 29, além de uma manhã de oração, ocorrida no Serviço Inaciano de Espitualidade, foi celebrada uma no Santuário Nossa Senhora de Fátima, tendo na sequência a apresentação da Camerata Esperanto, formada por músicos renomados músicos baianos, entre eles o ex-aluno Vieirense Ricardo Marques (assista ao vídeo abaixo). O tríduo foi encerrado com uma missa no Santuário, que ao final contou com a apresentação teatral sobre Santo Inácio, feita dos alunos do 6º ano EF.

A festa de Santo Inácio de Loyola, realizada no dia 31/07, foi aberta com missas na Capela Santo Inácio e na Capela Menino Jesus, no início da manhã. À noite, uma missa solene celebrada no Santuário Nossa Senhora de Fátima reuniu toda comunidade educativa. Um dos momentos marcantes aconteceu no ofertório, quando representantes de obras jesuítas trouxeram símbolos que representam as suas missões. A programação foi encerrada com uma apresentação teatral do ator Marcos Machado, que interpretou o texto “Carta de Santo Inácio aos educadores de hoje”.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS DO MÊS INACIANO

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo