09.02.23

Transalvador realiza ação educativa no Vieira como parte da Operação Volta às Aulas

Colégio é uma das instituições que desenvolvem projetos voltados para a melhoria do trânsito

Transalvador realiza ação educativa no Vieira como parte da Operação Volta às Aulas

A Transalvador deu início esta semana à Operação Volta às Aulas, com ações educativas para orientar motoristas e pedestres sobre práticas responsáveis no trânsito, principalmente nas vias de acesso às escolas da capital baiana. Com a participação de uma mascote, equipes do órgão de trânsito de Salvador estiveram nesta terça-feira (7) no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, onde distribuíram panfletos para os pais, responsáveis e outros transportadores de alunos, com orientações gerais. Entre os temas abordados, a importância do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, respeito à faixa de pedestres, além de alertas sobre o uso do celular, recorrer à buzina e estacionar em fila dupla, infrações sujeitas a multas e que são fiscalizadas no dia a dia da rotina do trajeto escolar.

“É uma primeira etapa da operação que consta justamente dessa visita às escolas, orientando as famílias para o cumprimento das normas que implicam em maior fluidez e segurança no trânsito, sobretudo, nesse início de ano letivo quando o movimento de chegada e saída das escolas costuma causar congestionamentos. Nosso propósito é que esse trajeto até a escola seja um processo educativo, com pais sendo exemplos para os filhos de uma condução em conformidade com a legislação; depois, em um segundo momento, ficamos à disposição das escolas para palestras com estudantes e toda a comunidade educativa. No caso do Colégio Antônio Vieira, essa parceria tem sido muito profícua e, inclusive, temos uma aluna da escola que foi selecionada como embaixadora de trânsito, entre outras atividades que contamos com o apoio do Vieira, inclusive seguindo as diretrizes nessa área previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, declarou a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, que acompanhou a ação educativa na entrada do Vieirinha.

Ação educativa também envolveu estudantes

Os pais e responsáveis pelos estudantes, além dos próprios alunos, mostraram-se muito receptivos à ação. As crianças até fizeram fotos com a mascote da Transalvador. A maioria recebeu do órgão um panfleto especialmente desenvolvido para elas, incentivando-as a aplicar uma “multinha educativa”, caso os adultos que as transportem acabem, eventualmente, deixando de cumprir as normas de trânsito. Pai vieirense, o dentista Alisson Oriá foi um dos que conferiram a ação educativa em frente ao colégio. “Muito importante mesmo ter ações como esta com o apoio da escola para conscientizar os motoristas e deixar o trânsito mais fluido, contando também com a colaboração e paciência de todos para evitarmos maiores transtornos tanto para nós, pais dos estudantes, quanto para os moradores do entorno”, disse.  

Pai vieirense, Alisson Oriá aprovou a iniciativa

CARONA SOLIDÁRIA

A ação da Transalvador coincide com o lançamento de uma campanha feita por estudantes do Ensino Médio do Vieira, incentivando a comunidade escolar a passar a adotar a carona solidária entre parentes e famílias amigas. A ideia é que a ação possa ser realizada de forma mais segura possível para os estudantes, ao mesmo tempo em que implique melhoria para o trânsito e para o meio ambiente, ao reduzir a quantidade de veículos circulando nas vias de acesso à escola. O Vieira também conta com agentes para organização do trânsito e dispõe de entradas/saídas diferenciadas por série para amenizar os impactos nas vias de acesso nos momentos de embarque e desembarque dos estudantes.  

Confira agora mais fotos da ação educativa da Transalvador no Vieira!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo