Transalvador faz ação de educação para o trânsito junto à comunidade vieirense
Iniciativa faz parte da segunda etapa da Operação Volta às Aulas e conta com apoio do colégio
Salvador é hoje referência no Brasil como cidade que não tem registros de acidentes de trânsito envolvendo crianças em regiões escolares. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (13) pela gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos. Ela participou da abertura das atividades da segunda etapa da Operação Volta às Aulas, prestando orientações sobre condutas apropriadas no trânsito junto à comunidade do Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia.
Segundo Miriam, “as ações educativas do tipo têm sido fundamentais para os índices favoráveis verificados nas áreas escolares na capital baiana, e o Vieira é um importante parceiro” do órgão nesse sentido. “Uma das alunas e integrante do Grupo de Escoteiros do colégio foi, inclusive, eleita embaixadora da educação para o trânsito“, ressaltou a gestora da Transalvador, referindo-se à estudante Julia Pedreira.
O Vieira também atua em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador em ações que possam contribuir no ordenamento do tráfego no entorno, nos momentos de embarque e desembarque dos estudantes. O colégio estabeleceu, por exemplo, novos locais e horários diferenciados de acesso e saída dos estudantes conforme a série; promoveu capacitação de profissionais que atuam na organização do trânsito dentro da escola, além de ter contratado monitores que atuam nas vias públicas da região, entre outras iniciativas, sempre buscando seguir a legislação e as recomendações das autoridades competentes.
“Essa interação com a Transalvador ajuda a minimizar os impactos do trânsito no nosso entorno, mas, para além das questões do fluxo de veículos, temos as campanhas educativas que são muito importantes, não só para reduzir os congestionamentos, mas para evitar eventuais casos de violência no trânsito ou de comprometimento da segurança, entre outras situações delicadas, sobretudo no que se refere ao nosso público, pois temos, dentro dos carros ou como pedestres, nosso bem maior, que são os nossos alunos, crianças e adolescentes. Portanto, as ações educativas de trânsito serão sempre bem-vindas em nossa escola”, afirmou o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira. A Gerência de Educação para o Trânsito da Transalvador também já planeja fechar nova parceria com o Vieira para a promoção de palestras para a comunidade escolar.
MASCOTE
Nesta segunda etapa da Operação Volta às Aulas, nessa retomada das aulas após o recesso junino, a equipe do órgão de trânsito distribuiu panfletos com orientações sobre condutas apropriadas pelos condutores; importância dos equipamentos de segurança, como cinto e cadeirinha para crianças; normas previstas para transporte escolar, entre outras. Para os alunos, a campanha educativa foi apresentada de forma lúdica, com a participação do boneco “Agente Cidadão” , representando a figura do agente de trânsito. Foram distribuídos ainda talõezinhos com regras básicas, em linguagem apropriada para o público infantil, para que as crianças também possam checar e sempre cumprimentar os pais e outros condutores por condutas adequadas no trajeto de ir e vir para a escola.
“Acho fundamental este tipo de ação para garantir uma maior segurança e paz porque as pessoas, às vezes, vêm estressadas e isso pode comprometer o bom funcionamento do trânsito nos arredores da escola”, declarou a mãe vieirense Marcele Rossi. Quem também transporta os filhos diariamente para o Vieira é Bárbara Pedroso (foto no topo da página). Ela foi uma das pessoas que receberam, no acesso ao Vieirinha, o panfleto com as orientações da Transalvador.
“É muito importante essa ação até para orientar as pessoas que vão e vêm da escola para não parar em qualquer lugar, entre outras medidas, aliando-se às mudanças feitas pelo Vieira no trânsito interno que têm permitido que a gente consiga acessar a escola de maneira mais rápida e eficaz”, afirmou Bárbara. Motorista profissional, José Carlos Viana faz o transporte de alunos de uma mesma família todo dia para o Vieira. “Muito interessante esse trabalho de conscientização, traz uma segurança maior para a gente”, concluiu, ao conferir o folder distribuído na operação. Ele é o segundo das fotos em nossa galeria. Confira!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)
-
17.09.24
Naic do Vieira aproxima estudante da realidade universitária em projeto 'Faculdade na Escola'
Ação prevê rodas de conversa com ex-alunos do colégio que hoje estão fazendo Curso Superior em diversas áreas
-
16.09.24
Terceirão em Ação promove programação especial no Vieira para crianças de projetos sociais
Em ano de conclusão do Ensino Médio, estudantes mostram protagonismo em diferencial formativo da instituição
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025