28.04.21

Termina nesta quarta-feira prazo para informar opção por modelo de ensino híbrido ou totalmente remoto

Formulário da pesquisa foi enviado, por e-mail, na última segunda-feira e todas as famílias dos alunos precisam responder

As famílias dos alunos do Colégio Antônio Vieira têm até esta quarta-feira (28) para preencher e enviar o formulário da pesquisa eletrônica sobre a adesão ao modelo de ensino híbrido – com aulas semipresenciais em dias alternados no ambiente escolar, a partir da próxima segunda-feira (3). Os interessados em continuar com atividades no modelo totalmente remoto, com os estudantes assistindo à transmissão das aulas agora diretamente da sala do Vieira, também devem manifestar a escolha no mesmo formulário.

A pesquisa foi enviada, por e-mail, em comunicado sobre retorno presencial divulgado na última segunda-feira (26). Com o número da matrícula em mãos, todo o processo de preenchimento dos dados e marcação da opção escolhida leva, em média, quatro minutos para ser concluído. Basta que apenas um dos responsáveis responda. Quem, eventualmente, não tiver localizado o e-mail, mesmo após busca no spam ou histórico de mensagens, deve solicitar um novo envio do comunicado com o link da pesquisa à Secretaria do Colégio. O contato está na seção Fale com Setores no site do Vieira.

NOVAS NORMAS

Quem optar pelo modelo com aulas semipresenciais (ensino híbrido) deve ficar atento para seguir, rigorosamente, às normas previstas no Protocolo de Acesso e Conduta pela Comunidade Educativa, inclusive quanto às novas orientações para a chegada e a saída dos alunos (desembarque e embarque) que agora são diferentes, conforme a série. O documento está disponibilizado no site do Vieira.

Outra novidade é que o Colégio irá adotar o aplicativo de trânsito escolar School Guardian, cujo uso obrigatório será essencial para uma maior segurança dos alunos, além de uma maior fluidez da circulação de veículos nas áreas internas e no entorno. As informações sobre como baixar o aplicativo, com todo o tutorial, também serão disponibilizadas às famílias vieirenses.

ACESSO SÓ PARA ALUNOS E COLABORADORES

Diante da necessidade de medidas restritivas, pais, mães e responsáveis não terão mais acesso livre aos ambientes da escola, à exceção dos casos previstos no Protocolo. As reuniões de grupo com os educadores e os atendimentos individuais às famílias continuarão sendo feitos, apenas remotamente, pelas equipes do Serviço de Orientação Educacional (SOE), entre outras, cujos contatos para informações e agendamentos também estão indicados no site do Colégio.

AULAS EM DIAS ALTERNADOS/REVEZAMENTO

Cada turma será subdividida em dois grupos, de forma que a primeira metade da turma (G1) possa ir, regularmente, nas segundas e quartas-feiras e a outra metade (G2), às terças e quintas. A sexta-feira será alternada entre os grupos, para que cada um esteja, quinzenalmente, no presencial neste dia. Até a próxima sexta-feira(30), será divulgada, no próprio espaço do Moodle da série, a divisão das turmas, informando quem ficará no G1 (segunda/quarta) e quem ficará no G2 (terça/quinta).

ENSINO TOTALMENTE REMOTO

Os alunos, cujas famílias optarem em permanecer totalmente no modelo remoto, assistirão a transmissão da aula, todos os dias, pelo Teams, com as mesmas possibilidades de interação com os professores. A diferença é que as aulas serão transmitidas diretamente das salas do Vieira, sendo acompanhadas, no mesmo momento, pelos estudantes que estiveram no modelo híbrido – seja no grupo que, pelo revezamento, esteja em casa ou no grupo que esteja no Colégio assistindo, presencialmente, a mesma aula. “Essa organização acontecerá em todos os segmentos e séries, para que seja garantida a estrutura da rotina escolar”, destaca o texto de apresentação da pesquisa para opção pelo modelo de ensino.