“Somos irmãos que se unem pelo bem dos outros”
Leia o manifesto publicado pelos Embaixadores da Transformação

2016 marcou a conclusão da campanha ‘Inacianos pelo Haiti’. Idealizada pela FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus), em 2011, a iniciativa promoveu um intenso trabalho com as escolas haitianas, melhorando o cotidiano de aprendizagem para alunos e professores. Além das muitas ações de arrecadação realizadas, o Vieira criou em 2015 o projeto ‘Embaixadores pelo Haiti’, que foi posteriormente adotado pela FLACSI e replicado em diversos países, com o nome de ‘Embaixadores da Transformação’. A partir daí, os jovens participaram dediversos encontros virtuais para trocar experiências e planejar ações.
Para saber mais sobre a campanha e conferir os seus resultados, acesse:http://ignacianosporhaiti.org/
Confira abaixo o manifesto de agradecimento e avaliação realizado pela equipe dos ‘Embaixadores da Transformação’:
Inacianos pelo Haiti é uma campanha dos colégios jesuítas de toda América, que tem como objetivo a solidariedade para com os menos favorecidos de nosso continente. Nela tivemos a oportunidade de tomar consciência das grandes necessidades que estão passando os haitianos, para ver a realidade desde outro lugar e colaborar com eles. Trabalhando mutuamente entre irmãos inacianos de vários países do continente, criamos algo novo para apoiar os nossos amigos do Haiti.
Esta campanha tem sido um importante exercício de amparo; pensando no outro, assim nos colocando em seu lugar. Participamos na mudança dessa realidade através da ajuda, tendo a possibilidade de acompanhar os resultados. Tem sido uma maneira de viver a justiça, a empatia, o serviço, a fraternidade, o respeito, a solidariedade e a alegria, bem como uma oportunidade de transmitir esperança às crianças do Haiti, quem são, ao mesmo tempo, as que nos dão esperança que é a força para continuar lutando por aquilo no que acreditamos: a transformação através da educação.
Nesta campanha vemos refletido o lema de nossos colégios, vivendo o que neles aprendemos, concretizando também o lema de Santo Inácio, “em tudo amar e servir”. A campanha é um espaço em que podemos estar em serviço, de entregar, dar nosso coração com muito amor e esperança. Também tem sido muito importante porque trouxe união às comunidades educativas de nossos colégios. Para nós é uma alegria saber que, como escola, nos unimos para um bem comum. Ser responsáveis de mobilizar nossos colegas, professores e outras pessoas da comunidade por esta causa comum foi uma experiência que teve como objetivo mudar a realidade das crianças no Haiti, mas também acabou por mudar a nossa.
Esta tem sido uma experiência única cheia de alegria e orgulho, ao representar nossos colégios na rede FLACSI, interagindo com pessoas de outros colégios da América Latina para compartilhar nossas ideias e experiências da campanha, aprendendo ao mesmo tempo daquelas dos outros Embaixadores. Através dos Encontros, percebemos que apesar de pertencer a diferentes contextos, é o desejo de ajudar a o próximo o que nos une e nos faz semelhantes.
Temos crescido como pessoas. Servir aos nossos irmãos haitianos nos faz sentir mais humanos. Cada passo dado no projeto foi também a nossa conquista. O melhor será lembrar que cada ação fez sorrir muitas pessoas, fazendo a sua vida melhor, e nós fizemos parte desse grande sucesso. Saber que participamos desta corrente de solidariedadeé realmente gratificantee, com certeza, levaremos esta incrível experiência para o resto de nossas vidas.
Só se precisa de amor e compromisso para gerar uma mudança, e em ‘Inacianos pelo Haiti’ transformamos desde a solidariedade. Vendo os resultados e a alegria fornecida a tantas pessoas, podemos afirmar que unidos em ação somos mais!
Pela educação e com a educação podemos transformar o mundo!
Fonte: Equipe Inacianos pelo Haiti
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram