23.02.21

Solidez da missão educativa do Vieira em 110 anos é tema de mensagem de assistente espiritual

Em missa de abertura do ano letivo, Pe. Emmanuel, SJ, destacou avanços da instituição em mais de um século, mesmo em momentos desafiadores

Os 110 anos do Colégio Antônio Vieira, a serem comemorados no próximo dia 15 de março, foram tema da mensagem da missa de abertura do ano letivo, presidida pelo padre Emmanuel Araujo, SJ, e realizada no início deste mês de fevereiro. Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima (que faz parte do Colégio), Pe. Emmanuel, SJ, destacou o aniversário como um marco significativo da solidez da proposta educativa do Vieira em mais de um século, em uma história que imprime qualidade e confiança a toda a comunidade educativa, inclusive diante de tempos desafiadores, como o contexto atual de pandemia.

“Enfrentamos crises econômicas, passamos por duas guerras mundiais, por um golpe militar no Brasil, pela crise internacional do Petróleo, por crises políticas, epidemias e tantos outros desafios, e o Vieira continua sólido, aprimorando-se cada vez mais na sua missão de promover uma educação integral, cristã e humanística, formando homens e mulheres para os demais”, disse Pe. Emmanuel, SJ, referindo-se a momentos históricos do Brasil e do mundo nestes 110 anos de existência do Vieira. Ele proferiu a mensagem em nome do Conselho Diretivo do Colégio. De acordo com o padre, o engajamento da comunidade educativa com a proposta educativa jesuíta é uma das razões dos avanços alcançados em 110 anos. “O Vieira não é simplesmente um grande conjunto de construções sólidas, mas é, solidamente, formado por um grande número de pessoas comprometidas com sua missão educativa: educadores (e todos que trabalham no Colégio são educadores), alunos, familiares, antigos alunos, formam um corpo integrado e colaborativo, que rompe os desafios dos tempos e avança em sua missão de educar”, frisou.

Seguindo normas de segurança, colaboradores participaram da missa, também transmitida pela internet

Outro fator que, segundo o padre, revela a robustez da proposta educativa do Vieira está justamente na atuação em rede, a parte da “inspiração pedagógica, que brota do Evangelho, e do espírito inaciano, que moveu os fundadores da Companhia de Jesus e dos primeiros colégios”, como ressaltou na mensagem. “Não avançamos sozinhos: somos membros de uma rede de escolas com a mesma missão e ideal – a Rede Jesuíta de Educação, que, por sua vez está inserida em uma rede mundial de escolas jesuítas. Buscamos trilhar juntos o mesmo caminho educativo, na formação de homens e mulheres competentes, conscientes, comprometidos com os demais, compassivos e criativos na prática do bem comum”.

JUNTOS E PRONTOS PARA NOVOS DESAFIOS

Quanto às perspectivas de volta às atividades presenciais – quando as autoridades que avaliam os indicadores da pandemia entenderem ser o momento oportuno –, o padre enfatizou o quanto o Vieira, “visando um retorno harmônico e seguro”, tem trabalhado, desde julho do ano passado, na preparação para a volta, investindo na adaptação de suas estruturas, em sinalização, higienização, tecnologia, treinamento das equipes, bem como por meio de um programa de apoio psicológico e emocional para toda a comunidade educativa, em parceria com a Universidade Católica do Salvador (UCSal). “E, quando pudermos retornar ao presencial, o faremos com muita alegria, mas com todos os cuidados possíveis”, enfatizou.

“Até que possamos retornar, sigamos dando o melhor de nós mesmos para que essa tradição de 110 anos em educação humanística de qualidade dê muitos frutos nesse tempo de pandemia. É assim que vamos avançar juntos por mais esse ano tão desafiador, colaborando com a construção de um mundo mais fraterno e solidário, educando para a cidadania global”, concluiu o padre. Ele ainda agradeceu, em nome do Conselho Diretivo, o empenho de toda a comunidade educativa, rogando a Deus por bênçãos para “vencermos, juntos, mais esse desafio histórico”.