17.06.20

SOE, Secop e Sorpa prestam assistência educacional para alunos do Ensino Médio Noturno

Equipes do Vieira acompanham, individualmente, o desempenho acadêmico e os esforços para enfrentar desafios em tempos de pandemia

Com realidades diversas, os alunos do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira também estão  contando com o apoio das equipes pedagógicas e dos Serviços de Orientação Educacional (SOE) e Religiosa e Pastoral (Sorpa) para enfrentar os desafios próprios do turno, impostos pela pandemia da Covid-19. São cinco turmas de estudantes bolsistas, da 1ª à 3ª série EM, que recebem as mesmas conduções pedagógicas dos alunos do diurno e vêm sendo monitoradas, de forma individualizada, na escuta sobre eventuais dificuldades no processo de aprendizagem a distância, bem como no acolhimento de sugestões e disponibilização de alternativas. As ações visam apoiar os alunos, no sentido de obter os melhores resultados possíveis, em meio à necessidade de distanciamento social.

“Estamos atentos às questões próprias do turno e buscando dar aos alunos e às famílias a assistência e, mais do que isso, a certeza de que a intenção da escola é não deixar ninguém ficar para trás”, diz a professora Cintya Bittencourt,  coordenadora pedagógica do Ensino Médio Noturno do Vieira. Ela lembrou que, “quando as autoridades públicas considerarem oportuno o retorno às aulas presenciais, o Colégio planeja fazer, para todos os alunos dos três turnos, uma avaliação diagnóstica para identificar a necessidade de retomada de conteúdos”, hoje apresentados pelos professores em aulas e atividades remotas.

A orientadora educacional Aline Melo tem atendido, por telefone, as famílias dos alunos. Na primeira foto, a coordenadora pedagógica, Cintya Bittencourt.

“Temos ligado para todas as famílias, para orientá-los em caso de eventuais dificuldades e também reconhecendo o esforço de muitos alunos para tentar acompanhar as aulas on-line, preparadas também com especial empenho pela equipe de professores do turno”, conta a orientadora educacional Aline Melo. Psicopedagoga e pós-graduada em Educação Inclusiva, ela explica que, primeiro, foi feita uma escuta diretamente aos alunos e, depois, às famílias, como parte da série de reuniões virtuais para tratar de assuntos pedagógicos realizadas com os pais e responsáveis de todos os alunos da escola. “Esse contato com as famílias tem nos ajudado a crescer juntos, na busca de alternativas para melhor enfrentarmos o atual momento”, conclui, ressaltando também o apoio espiritual prestado pelas equipes do Sorpa.