SOE, Secop e Sorpa prestam assistência educacional para alunos do Ensino Médio Noturno
Equipes do Vieira acompanham, individualmente, o desempenho acadêmico e os esforços para enfrentar desafios em tempos de pandemia
Com realidades diversas, os alunos do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira também estão contando com o apoio das equipes pedagógicas e dos Serviços de Orientação Educacional (SOE) e Religiosa e Pastoral (Sorpa) para enfrentar os desafios próprios do turno, impostos pela pandemia da Covid-19. São cinco turmas de estudantes bolsistas, da 1ª à 3ª série EM, que recebem as mesmas conduções pedagógicas dos alunos do diurno e vêm sendo monitoradas, de forma individualizada, na escuta sobre eventuais dificuldades no processo de aprendizagem a distância, bem como no acolhimento de sugestões e disponibilização de alternativas. As ações visam apoiar os alunos, no sentido de obter os melhores resultados possíveis, em meio à necessidade de distanciamento social.
“Estamos atentos às questões próprias do turno e buscando dar aos alunos e às famílias a assistência e, mais do que isso, a certeza de que a intenção da escola é não deixar ninguém ficar para trás”, diz a professora Cintya Bittencourt, coordenadora pedagógica do Ensino Médio Noturno do Vieira. Ela lembrou que, “quando as autoridades públicas considerarem oportuno o retorno às aulas presenciais, o Colégio planeja fazer, para todos os alunos dos três turnos, uma avaliação diagnóstica para identificar a necessidade de retomada de conteúdos”, hoje apresentados pelos professores em aulas e atividades remotas.

“Temos ligado para todas as famílias, para orientá-los em caso de eventuais dificuldades e também reconhecendo o esforço de muitos alunos para tentar acompanhar as aulas on-line, preparadas também com especial empenho pela equipe de professores do turno”, conta a orientadora educacional Aline Melo. Psicopedagoga e pós-graduada em Educação Inclusiva, ela explica que, primeiro, foi feita uma escuta diretamente aos alunos e, depois, às famílias, como parte da série de reuniões virtuais para tratar de assuntos pedagógicos realizadas com os pais e responsáveis de todos os alunos da escola. “Esse contato com as famílias tem nos ajudado a crescer juntos, na busca de alternativas para melhor enfrentarmos o atual momento”, conclui, ressaltando também o apoio espiritual prestado pelas equipes do Sorpa.
Leia também
-
17.11.25
APM TALKS – Marcia Andrade dá dicas às famílias vieirenses para qualidade de vida a partir dos 40+
Palestra com especialista em uroginecologia marcou encerramento da edição 2025 da série promovida pela Associação de Pais e Mestres
-
17.11.25
Bibliotecas do Vieira têm programação especial no Mês da Consciência Negra
Atividades integram ações do colégio para uma educação antirracista
-
14.11.25
Terceirão faz Passeio das Memórias ao Vieirinha em despedida marcada pelo afeto e cuidado emocional
Estudantes que ingressaram ainda bem novinhos foram recebidos em corredor de aplausos pelas crianças da unidade
-
14.11.25
Cerca de 300 estudantes do Vieira afirmam iniciação cristã em sacramentos da Crisma e 1ª Eucaristia
Celebrações especiais foram realizadas em outubro e no início deste mês de novembro