22.05.18

Simpósio nacional aponta rumos para o “currículo” nas escolas da RJE

Evento reuniu mais de 150 estudantes, educadores e especialistas no Colégio Loyola.

Simpósio nacional aponta rumos para o “currículo” nas escolas da RJE

O Colégio Loyola, em Belo Horizonte, sediou, entre os dias 16 e 18 de maio, o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação. O evento reuniu mais de 150 estudantes e educadores das escolas jesuítas do país e especialistas do Brasil e da América Latina para debater o tema “Currículo e Inovação”.

O Simpósio foi aberto na quarta-feira (16), à noite, pelo presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, irmão Raimundo Barros SJ, com a presença do Secretário da Educação da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Sérgio Mariucci SJ, do diretor Corporativo do Colégio Loyola, padre Mário Sündermann SJ, e demais membros do Conselho Diretor da escola, bem como representantes da comunidade escolar.

Na ocasião, foi inaugurado um novo ambiente de aprendizagem, o Espaço Pe. Kolvenbach SJ. Irmão Raimundo, agradecendo a participação das delegações e o empenho das equipes internas, ressaltou que tanto o Simpósio quanto a criação do novo espaço refletem o momento de consolidação da Rede Jesuíta de Educação Básica vivido pela Província dos Jesuítas do Brasil.

O Currículo nas referências da Companhia de Jesus e a Base Nacional Comum Curricular foram os principais assuntos da manhã de quinta-feira (17). A primeira a falar foi a professora, mestra e doutora Vilma Inés Reyes Duarte, da Colômbia. Em seus apontamentos, ela destacou que “tudo que fazemos em uma instituição educativa aponta para um processo de humanização”. Por isso, o currículo deve preparar a pessoa para responder às emergências, à dinâmica da sociedade contemporânea, caracterizada pela mudança incessante, e ajudá-la a lançar-se ao outro.

Para debater o tema, a professora, mestra e doutora Olga Irene León Miranda, da Guatemala, compartilhou suas experiências em seguida. Ela chamou a atenção para a necessidade de entendermos o currículo como sistema, e não como ilhas, partes não conectadas entre si. Para ela, ele deve ser algo que ajude as pessoas a situarem-se na sua realidade e a serem melhores. Na sequência, o tema foi aberto para discussão junto aos participantes. (As colocações das duas especialistas, na íntegra, estão na TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hH47C7QcrhY).

Ainda no período da manhã, aconteceu a mesa-redonda e debate sobre a BNCC e Formação de Professores com os professores, mestres e doutores Guiomar Namo de Mello e José Francisco (Chico) Soares. No período da tarde, colocou-se em prática um pouco do que foi debatido sobre “Currículo e Inovação” no começo do Simpósio.

A dinâmica teve início com a oficina teórico-prática “Metodologias ativas”, conduzida pelos mestres e doutores Lilian Cassia Bacich Martins e José Manuel Moran, tendo como conceito central “aprender fazendo” para fazer um “currículo vivo, partindo dos interesses dos alunos”. “Do ponto de vista do aluno, colocá-lo para fazer, experimentar, mesmo que ele não tenha todo conhecimento prévio, é mais interessante do que você explicar tudo para que, depois, ele faça”, afirmou Moran, sobre o fundamento das metodologias ativas.

Ainda segundo Moran, a metodologia ativa é uma espécie de Cavalo de Troia na educação. Ele explicou que a proposta “começa mexendo com as disciplinas, integrando as áreas; depois, redesenha os espaços e, mais tarde, redesenha o currículo”. Os impactos acontecem não só no pedagógico, mas também na gestão. (A íntegra desse momento está disponível no canal da TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OsgO0oX1HrA)

No segundo momento da tarde, os participantes se dividiram em grupos para experiências diferentes em dez oficinas oferecidas pelas escolas da RJE que, de algum modo, já aplicam o conceito das metodologias ativas ou outras de aprendizagem. O primeiro dia terminou com a celebração da eucaristia na Capela Santo Inácio.

É possível inovar, quando o assunto é legislação? O mestre e doutor Carlos Roberto Jamil Cury falou na manhã do segundo dia (18) do I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Durante a palestra “Legislação Brasileira, possibilidades para inovação”, o professor abordou as mudanças ocorridas nas leis relacionadas à Educação ao longo da história do Brasil e suas implicações na realidade educativa das instituições de ensino.

Para o especialista, um dos principais avanços na legislação brasileira, “apesar da precariedade, é o direito à diferença”. De acordo com ele, a lei “acolheu a diversidade do negro, do índio, da pessoa com deficiência e outras diversidades”. Ele afirmou ainda que “a escola confessional pode representar um diferencial com seu projeto pedagógico, para que os estudantes saiam mais cidadãos e respeitadores dos direitos humanos”. (A palestra completa está disponível no canal da TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VQIMtTWtT5k)

Participação dos estudantes

O I Simpósio da RJE terminou na sexta-feira (18) com importantes anúncios feitos pelo presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, irmão Raimundo Barros SJ, entre as quais a constituição de dois comitês permanentes de estudo, formados por educadores das escolas jesuítas do Brasil: um sobre currículo e outro sobre formação continuada. Diante da decisão, deixam de existir os grupos de trabalho (GTs) sobre os temas.

De acordo com irmão Raimundo, a proposta é de que os comitês estejam continuamente dialogando sobre seus assuntos centrais para dar suporte às estruturas institucionais e às unidades da RJE. Para ele, trata-se de “um avanço dentro do caminhar da rede e um compromisso que a gente assume a partir desse simpósio”. O jesuíta informou que o escopo do trabalho e sua relevância não comportam apenas um grupo, por isso a formação dos comitês.

Em relação à formação continuada, cujos frutos mais visíveis são os cursos de especialização e mestrado, ele anunciou a criação do curso em nível de doutorado, em parceria com a Unisinos. O comitê também vai trabalhar em outros programas, como o intercâmbio entre unidades.

Dos principais compromissos e acordos do Simpósio, destacam-se a criação de grupos permanentes de diálogo, sobre os temas destacados, em todas as unidades da RJE e a elaboração, pelo Comitê Permanente de Currículo, de um documento que apresente os resultados do Simpósio e, também, de diretrizes curriculares norteadoras para a RJE. O CPC também terá como atribuição o estudo da Base Nacional Comum Curricular.

Irmão Raimundo aproveitou a ocasião para convocar os participantes, especialmente os estudantes, a “fazer barulho” nas instituições de origem, a voltar para suas unidades com o mesmo espírito, qual seja, o de tornar o sonho realidade e fazer com que o aluno tenha uma “vida gostosa” e sinta alegria em estudar em uma escola jesuíta. (O pronunciamento de irmão Raimundo e as demais atividades do Simpósio estão disponíveis no canal da TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8mMUN6_9FGc)

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