Sevic tem formação sobre Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente
Oficialmente instituída em 2020, a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e Adolescente do Colégio Antônio Vieira foi novamente destacada em formação para os colaboradores do Serviço de Vida Comunitária (Sevic) da instituição, realizada em junho. Em constante apoio à equipe pedagógica, os integrantes do Sevic estão entre os que mais lidam diretamente com os estudantes na rotina escolar.
“A formação continuada tem por objetivo abrir um espaço de escuta e diálogo para abordar a temática, bem como atualizar as orientações da nossa Política Interna, fortalecendo o entendimento e as atitudes que expressem a cultura do cuidado entre as pessoas que compõem a comunidade educativa”, explicou a coordenadora da Comissão Permanente do Cuidado do Vieira (CPC), a orientadora educacional Mara Raquel Valverde. A comissão foi quem promoveu a formação, juntamente com o Setor de Gestão de Pessoas (GP), as coordenações do Sevic e o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros.
No evento, realizado em duas etapas (palestra e roda de conversa), a CPC, representada pela advogada Renata Quadros, abordou artigos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outras leis e regimentos dos órgãos de proteção. Em um segundo momento, todos os integrantes da Comissão apresentaram referências teóricas no campo da Psicologia, da Pedagogia, da Comunicação e da vida comunitária.
PERCEPÇÃO AMPLIADA
“Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas e reafirmadas as orientações aos colaboradores quanto à importância do exercício da escuta ativa, da percepção aguçada e da conduta empática e profissional frente a possíveis contextos de desrespeito aos direitos das crianças e dos adolescentes que, eventualmente, possam chegar ao conhecimento dos colaboradores do colégio”, conta Mara Raquel. Além dela, integram a Comissão Permanente do Cuidado os colaboradores Ednilson Ferreira, o “Bigu”, que é gestor do Sevic; Aidil Brites, gestora do Setor de Comunicação e Marketing (Secom); o professor Marcus Pimentel, representando a equipe docente; e, a advogada Renata Quadros, que presta consultoria jurídica ao Vieira.
“Foi muito rico esse momento porque, à medida que as dúvidas iam surgindo, íamos ampliando a percepção de cada profissional quanto ao entendimento e os encaminhamentos em situações que fortalecem a conduta de respeito e de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes”, avaliou Mara Raquel. Ela antecipa que a formação para fins de atualização sobre a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente deve ser estendida para trabalhadores de outros setores do colégio no segundo semestre.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires
-
09.09.24
Vieira recebe visita de 120 estudantes do Colégio São Luís, integrante da Rede Jesuíta em São Paulo
Colégio paulista promoveu visita a Salvador como parte das aprendizagens do projeto pedagógico BrasilAfro
-
06.09.24
Dezoito alunos do Vieira estão na final da Olimpíada Nacional de Ciências
Competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
-
05.09.24
Dom Dorival destaca importância dos Sacramentos em Encontro de Catequese Familiar no Vieira
Bispo auxiliar conduziu formação especial como parte da preparação para Primeira Eucaristia e Crisma