06.07.17

Sessão de cinema reúne educadores dos 8º e 9º anos EF do Vieira

O evento, realizado no Museu Geológico da Bahia, marcou o início das atividades do segundo semestre

Sessão de cinema reúne educadores dos 8º e 9º anos EF do Vieira

Semanalmente, os educadores de todas as séries do Colégio Antônio Vieira participam da Reunião de Coordenação Pedagógica (RCP). Nesses momentos, eles planejam, discutem e refletem sobre todas as ações desenvolvidas ao longo do ano letivo. O primeiro encontro do segundo semestre para os profissionais do 8º e do 9º EF, realizado no dia 3 de julho, teve uma proposta diferente. Eles se reuniram na sala de arte do Museu Geológico da Bahia para assistirem ao documentário “O Grande Dia”.

O filme (ver trailer abaixo) conta as histórias de quatro jovens de diferentes cantos do mundo (Cuba, Índia, Mongólia e Uganda), que se unem pelo desejo de vencer e superar obstáculos para conquistar seus sonhos e paixões em busca de uma vida melhor. “Entendemos que os encontros que temos às segundas-feiras são formativos e precisam dessa ampliação de olhar. Esse momento que tivemos teve uma proposta lúdica e formativa. Pensamos desde a seleção do filme, buscando uma obra que pudesse despertar importantes discussões”, destacou a coordenadora pedagógica do 8º ano EF, Andréa Oliveira.

Marcar o retorno às atividades com algo que sai da rotina dos profissionais fez com que houvesse um retorno positivo dos participantes. A perseverança dos protagonistas do documentário para alcançar os seus sonhos foi o que mais chamou a atenção da professora de Matemática Lívia Cardoso. “É sempre muito bom para todos nós educadores podermos assistir a histórias de vidas de famílias que nos inspiram. São situações em que refletimos sobre como devemos sempre aprimorar o estímulo aos nossos alunos. ‘O Grande Dia’ é um filme que toda comunidade educativa deve ter a oportunidade de ver”, afirmou ela.

A coordenadora pedagógica do 9º ano EF, Vânia Virgens, explica que osaspectos abordados no documentário serão discutidos na próxima RCP. “Pensamos em uma perspectiva estética, que trouxesse sensibilidade e leveza para o nosso fazer pedagógico nesta segunda etapa do ano letivo. Um dado muito interessante sobre a exibição do filme foi a preocupação com a escolha da obra. Ficamos felizes ao perceber o quanto os relatos contidos nela tocaram os professores”, concluiu ela.

Confira o trailer do filme “O Grande Dia”:

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo