Seminários sobre Tropicalismo marcam preparação para a FIC 2017
Evento será realizado pelas turmas do 8º ano EF, no dia 28 de outubro.

A preparação para a 27ª edição da Feira de Informação e Cultura (FIC) segue a todo vapor no Vieira. Após diversas ações ocorridas no primeiro semestre (clique para saber mais), as turmas do 8º ano EF realizaram seminários no final de julho (26) que abordaram as diversas influências, histórias e legado do Tropicalismo, movimento que celebra 50 anos em 2017 e será o tema do evento, que acontecerá no dia 28 de outubro. As apresentações aconteceram na Sala de Arte Sálua Chequer e contaram com a participação de todos os professores envolvidos no projeto.
Segundo a orientadora educacional do 8º ano EF, Jerusa Carvalho, destaca que as turmas estão comprometidas com o estudo do Tropicalismo desde a primeira unidade. Os estudantes já visitaram exposições, assistiram a apresentações teatrais e produziram pinturas e desenhos que serão expostos na culminância da FIC. “Tudo isso contribui diretamente para que eles possam se apropriar da temática. Cada etapa é muito importante, porque desenvolve as competências e habilidades necessárias na produção de um bom projeto. Os seminários renderam ótimas apresentações e estou muito feliz com o resultado”, afirmou.
Os seminários apresentados pelas turmas refletiram um aprofundado estudo das influências do Tropicalismo na época em que o movimento ganhou repercussão e o seus desdobramentos ao longo desses 50 anos. Durante as apresentações, foram destacados muitos aspectos abordados no primeiro semestre, além das pesquisas sobre os principais intérpretes, artistas, músicas, moda e o contexto político que cercou o movimento tropicalista. “As apresentações me tocaram profundamente. Vivi aquela época e acredito que incentivar essa geração a revisitar esse período histórico tão importante é fundamental”, comentou o professor Jacinto Gomes.
A produção e execução dos seminários mobilizaram e motivaram os estudantes para a culminância da FIC em outubro. “Para mim, foi uma experiência interessante e desafiadora. Gostei muito de ter participado e de conhecer a origem e pontos tão importantes do Tropicalismo”, ressaltou a aluna Luísa Coelho. Para o estudante Davi Freitas, as diversas formas de aprendizado que a FIC proporciona é o principal diferencial que o projeto oferece. “Aprendemos não somente o tema do evento, mas também como nos apresentar bem e a habilidade em trabalhar em grupo, interagindo cada vez mais com os nossos colegas”, concluiu.
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes