Seminário de Formação 2015 discute infâncias e juventudes no contemporâneo
O Seminário de Formação 2015, voltado para os educadores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJACAV do Colégio Antônio Vieira, discutiu as infâncias e juventudes na perspectiva das abordagens culturais.
O Seminário de Formação 2015, voltado para os educadores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJACAV do Colégio Antônio Vieira, discutiu as infâncias e juventudes na perspectiva das abordagens culturais. O ciclo foi realizado nos dias 04, 09, 10 e 11 de dezembro, na Sala de Arte Sálua Chequer e no auditório Mabel Velloso, no Vieirinha. Neste ano, a ação teve como tema “Infâncias e Juventudes no Contemporâneo: o que sabemos sobre novas maneiras como esses indivíduos estão se tornando e existindo?” e contou com debates, rodas de conversa e oficina de brinquedos na programação.
“A formação permite que o professorado, junto com orientadores e pedagogos, problematizem o que tem a ver a escola e o contemporâneo. É nesse momento que a pedagogia inaciana, aplicada no Vieira, dialoga sobre questões do âmbito da cultura com teóricos da contemporaneidade, como Stuart Hall, Marisa Vorraber Costa, Paula Sibilia, entre outros. Tudo isso nos ajudou a pensar sobre como as crianças e jovens estão se desenvolvendo atualmente. Refletimos sobre a ideia do ‘vir a ser’, e não a do modelo pronto”, destacou o coordenador pedagógico da 2ª série EM, José Teixeira (Zelão), um dos mediadores da atividade formativa.
Nos quatro dias de seminário, a programação teve início com a acolhida e um momento de oração conduzido pela equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). Na oportunidade, os educadores puderam se confraternizar e agradecer a Deus pelo trabalho desenvolvido em 2015. No período da manhã, as interações aconteceram por meio de apresentações de pesquisas e teorizações sobre o tema. Já no turno vespertino, as discussões seguiram com uma roda de conversa e na oficina de brinquedos.
Os professores aprovaram a realização da atividade e destacaram o conhecimento adquirido no seminário. “É sempre muito importante essa iniciativa que a escola adota de proporcionar aos professores um momento de interação e conhecimento. Saber como lidar com essa nova geração é bastante enriquecedor e agrega muita coisa à nossa prática em sala de aula e fora dela”, disse a professora de matemática da 2ª série EM, Isabel Cezimbra. “Através do seminário a gente conseguiu perceber o quanto estamos alinhados com a pedagogia da escola. Eu, por exemplo, pude constatar coisas que já pratico em sala de aula através dos exemplos trazidos por Zelão. É a demonstração clara de como anda nossa sintonia”, completou o professor de geografia da 1ª série EM e do EJACAV, Marcos Pimentel.
Leia também
-
16.05.25
Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira
Assuntos foram abordados no dia de formação com assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, como parte do programa Itinerário Inaciano
-
15.05.25
Visita a museu, Tour Inaciano e palestra para familiares contribuem na formação integral de estudantes do Ensino Médio Noturno
Atividades desenvolvidas no primeiro semestre promovem aprendizagens, crescimento espiritual e integração
-
14.05.25
Dom Marco Eugênio Galrão preside missa festiva de Nossa Senhora de Fátima em santuário do Vieira
Programação especial foi iniciada na semana passada com romarias, tríduo e a Procissão das Velas
-
13.05.25
Estudantes debatem na escola sobre homeschooling, avaliando polêmica da educação domiciliar
Proposta permite aos jovens atuarem com protagonismo a partir de pesquisas e dados, desenvolvendo senso crítico e argumentativo