18.10.16

Seminário de Ensino Religioso debate a construção da cultura da paz

6ª edição do evento foi realizada no Vieira, reunindo profissionais e religiosos em diversas discussões

Seminário de Ensino Religioso debate a construção da cultura da paz

O Colégio Antônio Vieira, em parceria com a Arquidiocese de São Salvador, promoveu nos dias 06 e 07 de outubro a 6ª edição do Seminário de Ensino Religioso. Realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, o evento trouxe, através palestras e mesas redondas, discussões importantes sobre como a temática pode contribuir para uma cultura da paz e como viabilizar essa discussão em salas de aula com os alunos.

O bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Marco Eugênio Garlão Leite, participou do evento ministrando uma palestra com o tema “A Ética da Paz”. “O aspecto ético é algo que o homem nunca pode se esquivar. As pessoas precisam do autoconhecimento para conhecerem o outro e a Deus. Isso marca o modo de ser e todo o projeto de vida. Só a partir do momento que essa ética é bem vivida que teremos uma paz construída solidamente”, destacou ele.

Na quinta-feira (7) o reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima Pe. Eduardo Henriques, sj, mediou uma mesa redonda que discutiu o diálogo inter-religioso. “Os depoimentos foram muito ricos. Vieram de muitas experiências diferentes e contribuíram para ajudar os profissionais de ensino religioso a pensar uma prática acadêmica que favoreça a construção dessa cultura da paz, a partir da diversidade religiosa, sob o signo do respeito”, afirmou.

“Estou muito grato com essa oportunidade. A importância desse tipo de debate é extremamente rica e necessária para um colégio que tem uma religião como base e ao mesmo tempo precisa educar jovens para aceitarem e respeitarem a diversidade e a pluralidade do mundo hoje. Tudo isso fica mais fácil e dinâmico com os diversos exemplos de fé que pudemos conhecer um pouco mais nesse debate”, disse o representante do candomblé na mesa redonda, Marcos Alexandro.

Além de destacar a importância que o respeito e a tolerância têm para a cultura da paz, o seminário também trouxe formas de como desenvolver e praticar a tão desejada paz. “O evento foi de uma riqueza enorme. Primeiramente, por cultivarmos a cultura da paz e por estarmos promovendo-a. Esse tema é extremamente relevante para nós que trabalhamos com o ensino religioso. A paz é o fundamento que nos norteia para vivermos bem com todos”, disse o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro.

“Acredito que esse seminário, antes de tudo, serviu para que reforçássemos a identidade espiritual e humana do colégio. É muito importante que tenhamos sempre essa vontade de sermos mais de Cristo, mais inacianos e, por consequência, sermos mais pelo outro. Precisamos serpreocupados, cuidadosos, humanos e compassivos com aquele que precisa do nosso respeito e amor, para vivermos a paz cada vez mais”, concluiu a diretora acadêmica do Vieira, prof.ª Janeide Medrado.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo