Semana dos Núcleos Interdisciplinares promove o protagonismo juvenil no Vieira
Os grupos realizaram apresentações nos intervalos, visando o engajamento dos alunos.

Para além da sala de aula, qual é o seu lugar aqui no Vieira? Esse questionamento foi o ponto de partida para toda mobilização que marcou a Semana dos Núcleos Interdisciplinares, realizada entre os dias 26/02 e 02/03. Participaram da programação, com apresentações ocorridas na Sala de Arte Sálua Chequer, a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (NEIMS), o Núcleo Acadêmico e Incentivo ao Conhecimento (NAIC), além do Núcleo Ambiental do Vieira (NAV).
Durante as apresentações realizadas nos intervalos, os Núcleos Interdisciplinares falaram sobre a história e a atuação de cada um deles. “Anteriormente, o NEIMS fazia uma divulgação individual. A oportunidade de unir os grupos, tendo um apoio ainda maior do Colégio, deu muito mais visibilidade e fez com que as informações fossem passadas de uma maneira mais clara, tirando as dúvidas daqueles que desejam ingressar”, destacou a aluna Luiza Thomaz.
Para apresidente da AVLA, a aluna Juliana Melo, as apresentações mostraram que o Vieira oferece diversas possibilidades de ampliação do conhecimento. “A Semana dos Núcleos não serviu apenas para a divulgação, mas também parar reforçar aos alunos que existem espaços fora das salas de aulas com os quais eles podem se identificar e expressar o que desejam de uma infinidade de formas”, afirmou ela.
A oportunidade de interagir diretamente com um grande número de alunos foi o principal ponto destacado pelo ex-aluno e integrante do NAIC, Matheus Sampaio. “Nós quebramos o estigma de que participar dos Núcleos é algo difícil. Por isso, considero que a Semana foi muito boa para os grupos e para quem veio ver as apresentações”, ressaltou ele. As inscrições para o NEIMS, NAV e NAIC já estão abertas. Os interessados devem se dirigir ao SEVIC das séries do Ensino Médio para retirar as fichas. O período para a Academia Vieirense de Letras e Artes será entre os dias 26/03 e08/04.
Leia também
-
16.07.25
Bibliotecas do Vieira anunciam mais ações de estímulo à leitura para segundo semestre letivo
Contação de história, feira literária e incentivo à socialização de livros estão entre as atividades realizadas em parceria com coordenação pedagógica
-
16.07.25
Mais de 70 projetos foram selecionados para a edição 2025 da Expociência do Vieirão. Confira a relação!
Número supera os 48 trabalhos apresentados da edição de 2024
-
15.07.25
Seis estudantes do Vieira são finalistas da Olimpíada de História realizada pela Unicamp
Alunos venceram diversas etapas classificatórias competindo com 225 mil participantes de todo o Brasil
- 14.07.25 Vieira sedia esta semana primeira edição presencial do Simpósio de Espiritualidade Inaciana. Últimas vagas!