Segunda edição da Aula Integrada debate novos temas de maneira interdisciplinar
Evento proporcionou aos alunos da 3ª série EM importantes discussões com temas atuais e dinâmicos

Cerca de 250 estudantes da 3ª série EM participaram no dia 09/07 (sábado) da segunda edição da Aula Integrada. As turmas foram divididas entre o Auditório Mabel Velloso e a Sala de Arte Sálua Chequer, com o objetivo de desenvolverem a prática da interdisciplinaridade através dos temas “A viagem a Marte”, dentro das ciências da natureza, e “A história da velhice no Brasil e o sistema previdenciário”, que envolveu a área de linguagens.
A coordenadora pedagógica da 3ª série EM, Ana Paula Marques, ressalta que o ponto forte da Aula Integrada é a possibilidade de entender que a interdisciplinaridade revela muitos aspectos interligados sobre os temas debatidos. “O mais importante é que os alunos desenvolvam essa capacidade de dialogar com os saberes. É uma oportunidade que os eles têm de ampliar o conhecimento a partir do cotidiano”, explicou ela.
A possibilidade de contextualização dos temas apresentados trouxe uma nova visão para os alunos participantes. “A parte da viagem a Marte foi o que mais me chamou atenção, principalmente porque os professores foram construindo as ideias sem distanciar as disciplinas”, afirmou Jade Sales. “A aula foi bem dinâmica e muito interessante, porque a gente teve a oportunidade de refletir a atualidade, além da possibilidade de analisar como os temas apresentados podem cair no ENEM”, disse Thiago Sarna.
Os professores Nazaré, Mônica e Beth conduziram as discussões na área de linguagens. “Foi muito bom. Fiquei surpreendido com o número de alunos que participaram e com a vibração deles. A aula teve uma importância muito grande, justamente pelo contexto que foi apresentado em relação ao conhecimento e ao conteúdo do processo histórico, da antiguidade aos tempos atuais”, ressaltou Nazaré.
As ciências da natureza foram conduzidas na Aula Integrada pelos professores Osman, Fábio, Joelson e Marivan. “Há um passeio dos professores pelas mais diversas áreas. Os alunos adoram, porque aprendem de uma forma mais lúdica e o mais importante é que não há uma separação entre as disciplinas, todas conversam entre si sem se dividirem”, destacou Marivan.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área