04.09.20

Santuário Nossa Senhora de Fátima é reaberto

Em primeiro momento, só haverá missas aos sábados e domingos. Fiéis devem seguir protocolo

Santuário Nossa Senhora de Fátima é reaberto

O Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no Colégio Antônio Vieira, volta a funcionar, a partir deste sábado (5), às 16h, após mais de cinco meses fechado cumprindo determinação dos órgãos públicos por conta da pandemia da Covid-19. A reabertura se dá agora, seguindo também o cronograma das autoridades para retomada das atividades nos templos religiosos – mediante a adoção de medidas rigorosas de prevenção previstas por decreto municipal e também pelos protocolos de segurança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Arquidiocese de Salvador.

“Precisamos contar com a compreensão e colaboração de cada pessoa, para que os protocolos que visam a segurança de todos sejam observados atentamente. Esse cuidado é um importante ato de amor e caridade”, alerta o padre Emmanuel Araújo, SJ, reitor do Santuário. Durante a quarentena, ele celebrou missas diárias, mas, exclusivamente, com transmissão pelos canais do Vieira nas redes socais – o que segue agora de segunda à sexta-feira, às 18h30. Com a retomada das atividades presenciais no Santuário, as celebrações serão realizadas, inicialmente, apenas nos finais de semana: aos sábados, sempre às 16h, e aos domingos, às 10h. A lotação máxima prevista é de 90 pessoas: 20% da capacidade de ocupação, conforme orientação da Prefeitura. 


NOVA CONDUTA

Os fiéis precisam ficar atentos, portanto, às seguintes medidas e normas de conduta previstas:

  • A entrada no Santuário será por ordem de chegada. “Completada a capacidade de ocupação (90 pessoas), infelizmente não poderá ser autorizada a entrada de mais fiéis”, explica Pe. Emmanuel.
  • Os acessos para entrada e saída estão sinalizados e devem ser usados, conforme indicado.
  • Todas as pessoas passarão por aferição de temperatura à entrada, assim como é obrigatório o uso dos tapetes de sanitizantes.
  • A sinalização, indicando o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, deve ser respeitada. “Pedimos às pessoas que, ao se deslocarem, mantenham essa distância”, frisa Pe. Emmanuel.
  • Os assentos estarão marcados, sendo duas pessoas por banco. “Sentem-se somente nos locais permitidos”, alerta o padre.
  • Os fiéis devem usar máscaras o tempo todo em que estiverem no Santuário e higienizar as mãos com álcool em gel.
  • É importante não levar as mãos à máscara, evitando também tocar boca, nariz e olhos; ao espirrar ou tossir, cubra boca e nariz com os braços.
  • O acesso à sacristia será restrito. Para ir aos sanitários, use a lateral externa do Santuário.
  • Todos devem seguir as orientações das equipes de apoio.

Durante a missa

  • Ninguém precisará se deslocar para a comunhão: basta que fiquem em pé aqueles que desejarem comungar; os ministros da Eucaristia irão ao encontro das pessoas.
  • A comunhão será distribuída somente nas mãos. A máscara poderá ser, rapidamente, retirada apenas nesse momento. Retire-a e recoloque-a pelos elásticos, sem tocar na parte frontal.
  • “Vamos suprimir o Abraço da Paz e rezaremos o Pai Nosso sem dar as mãos”, orienta Pe. Emmanuel.
  • Para a coleta, as urnas estarão posicionadas à saída do Santuário, ao final da missa.

“Queremos que todos sejam muito bem-vindos e bem acolhidos, mas para que se sintam seguros e possamos nos proteger da melhor maneira possível em tempos de pandemia”, ressalta o reitor do Santuário, completando: “Estamos fazendo todos os esforços para que tenhamos toda a segurança possível no interior do Santuário”. Durante o período em que o templo ficou fechado para o público, foram também realizados reparos no sistema elétrico e no telhado.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo