Saiba como é feita a mobilização dos conhecimentos do Ensino Fundamental para o Médio no Vieira. Prof. Zelão explica!
Responsável pela articulação pedagógica do Fundamental Maior e do Médio no Colégio, educador abordou tema em reportagem da Editora Palavras
Doutor em Educação, historiador e integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação da Universidade Federal da Bahia (Formacce-Ufba), o professor José Teixeira Neto, mais conhecido como “Prof. Zelão” (foto), é responsável no Colégio Antônio Vieira pela coordenação Pedagógica da 2ª série do Ensino Médio e pela Articulação Pedagógica do Fundamental Maior e do Médio. Este mês, ele foi destaque em reportagem especial do blog da Editora Palavras, especializado em Educação. O tema abordado foi a mobilização dos conhecimentos do Ensino Fundamental para o Médio, permitindo ao educador expressar também um pouco de como se dá esse processo no Vieira.
Se, no Ensino Fundamental, o estudante começa a criar bases para a sua autonomia e emancipação enquanto indivíduo; no Ensino Médio, é a vez da consolidação dessa característica de sua personalidade. Segundo Teixeira Neto, as séries finais do Ensino Fundamental devem estruturar pontes para a realização de travessias e, sobretudo, para a produção de metodologias e currículos que acolham juventudes e seus protagonismos.
Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Ensino Médio é a fase da Educação Básica em que os jovens se tornam protagonistas de seu próprio processo de escolarização, “reconhecendo-os como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem”, conforme aponta a Base em sua apresentação sobre o Ensino Médio. É nesse momento que ocorre, também, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, um grande desfecho para a jornada do estudante na Educação Básica.
Ao realizar o trabalho com os aprendizes no Ensino Médio, o professor deve, desse modo, continuar com os conhecimentos adquiridos previamente. “Entretanto, as abordagens dos conteúdos devem ser feitas de forma mais abrangente, com mais flexibilidade”, afirma Teixeira Neto.
Clique abaixo e leia a íntegra da reportagem da Editora Palavras!

Imagens: Editora Palavras e Secom/CAV
Leia também
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas
-
01.12.25
Aberto primeiro lote de inscrições para a 1ª Corrida do Vieira, a ser realizada em março no Farol da Barra
Evento, que pretende unir gerações vieirenses, marca as celebrações do aniversário do colégio em 2026
-
01.12.25
Série Saberes Inacianos reflete sobre espiritualidade e cotidiano em segunda edição virtual. Inscreva-se!
Evento é promovido pela Rede Servir que, assim como o Vieira, integra as obras da Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola