13.12.17

Revista eletrônica marca culminância do projeto ‘Cantos e Encantos de Salvador’

As turmas do 6º ano EF produziram vídeos que mostram peculiaridades de diversos bairros da capital baiana

Revista eletrônica marca culminância do projeto ‘Cantos e Encantos de Salvador’

Um verdadeiro passeio pelas histórias e curiosidades de vários bairros soteropolitanos. Em 2017, o projeto interdisciplinar “Cantos e Encantos de Salvador” desembarcou na Liberdade, Pituba, Graça, Rio Vermelho, São Tomé de Paripe, entre outras localidades. As turmas do 6º ano EF produziram vídeos no formato de uma revista eletrônica, que mostram esses locais sob um ponto vista único. O lançamento do material audiovisual aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no auditório Mabel Velloso, contando com uma grande participação dos familiares.

A culminância do projeto “Cantos e Encantos de Salvador” apresentou como resultado um grande trabalho de pesquisa, que vinha ocorrendo desde o início do ano letivo, quando os alunos iniciaram os estudos sobre diferentes aspectos de cada bairro. Os estudantes também participaram de uma aula de campo para se apropriarem ao máximo das diferentes características dos locais. “O projeto tem como principal objetivo não apenas fazer com que os alunos aprendam de diferentes formas, mas que eles também possam ressignificar seu papel como cidadãos soteropolitanos, valorizando a nossa cidade e suas belezas”, destacou a coordenadora pedagógica do 6º ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.

Após estudarem os aspectos socioeconômicos, personalidades históricas, manifestações culturais, entre outras características de cada bairro, os estudantes começaram a produção audiovisual que culminou na construção da revista eletrônica. “Fiquei realmente encantado com o trabalho produzido pelos alunos e toda experiência de aprendizado que eles tiveram durante a produção”, comentou o pai Judson Nery. A aluna Yasmim Salomão avaliou o projeto como uma das atividades mais marcantes do ano letivo de 2017. “Gostei muito de participar de todas as etapas. Tivemos uma chance incrível para conhecer os bairros de Salvador e de estar com os nossos amigos durante esse processo”, destacou ela.

Além da exibição dos vídeos, as turmas do 6º ano EF também realizaram uma apresentação artística homenageando a capital baiana através de diversas músicas marcantes sobre Salvador. O cenário do palco foi fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos nas aulas de arte. “Para mim, o projeto é extremamente relevante, pois os alunos são incentivados a olharem a nossa cidade de uma maneira mais delicada e humana. Além disso, estudantes expressam o que aprenderam de forma bastante dinâmica e lúdica”, ressaltou a professora de ciências, Marize Coelho.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo