15.08.19

Retrospectiva: Mês Inaciano 2019

Diversas atividades marcaram a programação, que fez referência às Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus

Retrospectiva: Mês Inaciano 2019

As redes sociais se movimentam semanalmente às quintas-feiras com a #TBT, uma abreviação para a expressão “Throwback Thursday”, que significa uma volta ao tempo nesse dia da semana, em que as pessoas postam fotos de momentos especiais vividos. Aproveitamos esta quinta para fazer mais que recordar um dia: iremos rememorar um mês dedicado ao fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, que mobilizou toda comunidade educativa do Vieira entre 12 de julho e 02 de agosto.

As Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus (saiba mais) serviram de inspiração para toda programação do Mês Inaciano. “Nós sempre aplicamos os ensinamentos de Santo Inácio nas diversas atividades que realizamos dentro e fora do Vieira. Porém, o mês de julho é especial. Nós ‘respiramos’ Santo Inácio durante esse período, rezamos com ele e celebramos a sua vida e o seu legado”, ressaltou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro. Confira a retrospectiva do Mês Inaciano e a galeria de fotos da programação.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS DO MÊS INACIANO

Momentos de espiritualidade

O Mês Inaciano teve início com a Oração de Taizé, realizada no dia 10 de julho, no Vieira. A programação continuou com o Retiro “Indo e Vindo”, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de Julho no Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), localizado no bairro da Barra. O retiro trabalhou os exercícios espirituais de Santo Inácio e foi um momento de muita conexão com Deus através dos ensinamentos deixados pelo fundador da Companhia de Jesus.

No dia 20/07, aconteceu o Sábado Inaciano, um encontro que reuniu colaboradores de diversos setores. O evento contou com momentos de oração, poemas e partilhas em grupo. “Pudemos parar, refletir e analisar que no nosso dia a dia vivemos a espiritualidade de Santo Inácio”, ressalta a colaboradora Daniela Fernandes. Os setores também participaram da Semana de Oração, realizada entre 22 e 26/07.

Arte e Oração

O dia 24/07 foi marcado por mais uma edição do Projeto Sentir, que acontece mensalmente e propõe uma interiorização e reflexões com música, poemas e outras expressões artísticas. O SIES também sediou o encontro “Conversando com Padre Arrupe”, realizado no dia 25/07, tendo como facilitadora a diretora geral do Vieiria, prof.ª Mariângela Risério.

Entre os dias 28/07 e 30/07, aconteceu o Tríduo de Santo Inácio, realizado no Santuário Nossa Senhora de Fátima. A programação ficou marcada pelo diálogo entre a fé e arte com intervenções artísticas da Camerata Esperanto e do Pe. Alexandre de Souza, SJ, que fez uma performance sobre peregrinação. “A linguagem artística afeta, atinge e aproxima as pessoas. A oração inaciana nos leva à contemplação e à reflexão e a arte é uma ferramenta que pode ser usada para esse propósito”, ressaltou pastoralista Núbia Guimarães. Nesse mesmo período a vida de Santo Inácio de Loyola inspirou as turmas do 1º ao 5º ano EF em apresentações realizadas no Pátio Aquarela.

O Dia de Santo Inácio de Loyola, 31 de julho, teve como ponto alto a Missa festiva, realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Os alunos vieirenses participaram ativamente da comemoração, interpretando através da dança a trajetória de Santo Inácio. O grupo musical “Trio Harmonia” animou um momento de confraternização realizado após a celebração. “Essas comemorações são muito importantes para a nossa comunidade educativa, pois Santo Inácio foi o fundador da Companhia de Jesus. Durante este ano, as Preferências Apostólicas Universais ganharam destaque e fomos chamados a deixar que elas inspirem as nossas missões”, destacou o reitor do Santuário, Pe. Emmanuel Araújo, SJ.

Os alunos do Ensino Médio Noturno também participaram das comemorações. As turmas organizaram o Sarau Inaciano, realizado no dia 29 de julho com muita música, teatro e dança, tendo como inspiração as atividades apostólicas de Santo Inácio. O evento tendo como trouxe o tema “Casa Comum”. A programação do Mês Inaciano foi encerrada no dia 02/08, quando eles assistiram ao filme “Inácio de Loyola – Soldado, pecador e santo”, ganhador do Festival Internacional de Filmes Católicos de 2017.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo